Portanto, não julguem nada antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações. E então cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.1Coríntios 4:5 NAA
https://bible.com/bible/1840/1co.4.5.NAA
Nós temos costume de “julgar a revista pela capa”. Quem se veste bem ou tem aparência bonita recebe melhor tratamento em qualquer lugar. Assim é a humanidade. Deus não age assim. Ele vê a intenção do coração e não a face ou o exterior. Ele julga porque sabe e nos conhece no mais interior e não se deixa enganar.
Nós precisamos de tempo para conhecermos melhor a respeito de alguém e não é impossível encontrar casos em que pessoas são enganadas por décadas por alguém de dentro de casa. Isto porque poucos possuem a capacidade de discernir o espírito da pessoa. É no espírito, coração, que os nossos desígnios e desejos são construídos e alimentados.
Nem sempre a nossa intenção na prática de uma boa obra é boa, ainda que o resultado seja positivo. Podemos fazer por inveja ou para vanglória ao invés de fazer para que a pessoa seja abençoada. Para Deus a intenção conta mais que o ato, mas é certo que o fazer tem o seu valor e o não fazer não alcança resultado algum.
Deus sabe julgar e nós não. Por isso não devemos ser apressados no julgamento e devemos aguardar a manifestação do Senhor para enxergarmos a verdade por detrás daqueles que praticam suas boas obras. Cuidemos de não sermos levianos e façamos tudo para a glória de Deus. Agindo assim não daremos mau testemunho e nem seremos hopócritas.