“— Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu.”
Mateus 7:21 NTLH
https://www.bible.com/211/mat.7.21.ntlh
Chamar alguém de senhor é, primeiramente, reconhecer sua autoridade. E não é a toda pessoa que chamamos de senhor que lhe seguimos ou ouvimos. Podemos apenas seguir um protocolo ou sermos educados.
Jesus traz o ensino de que não adianta seguir um protocolo meramente humano, pois é necessário mais que palavras para se adentrar no Reino dos Céus.
O mestre usou várias passagens e parábolas para mostrar que muitos que dizem que irão segui-lo ou obedece-lo acabariam por não fazer e outros que disseram que não iriam acabariam por obedecer.
Religiosidade é o primeiro caso, onde as pessoas se declaram seguidoras mas não obedecem de verdade, apenas praticando atos previstos em algum estatuto humano ou para se vangloriarem diante das demais pessoas.
A verdade é que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus e precisam retornar a ter comunhão com Deus. Esta comunhão significa voltar a andar com Ele, pelos seus desígnios.
Adão pecou e perdeu esta comunhão. O segundo Adão, Jesus Cristo, não só andou com Deus como é Deus e está com Deus intercedendo por nós. Através dele somos justificados e temos novamente comunhão, se andarmos como ele andou entre nós.
Isto é o negar-se a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo, não fazendo por obrigação ou por receita de bolo, mas com convicção de vida.
Ter Jesus como Senhor é seguir suas orientações e seus passos, que nos levam a obedecer ao Pai, através da presença em nós do Espírito Santo! Sem o verdadeiro amor de Deus através de nós, tudo o que fizermos serão apenas ações de orgulho que até poderão ajudar as pessoas em algum nível, mas não levarão a glória para Deus!
Se Jesus é Senhor, então estou debaixo da direção dele e não da minha. Já não sou eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim!
Dia abençoado a todos, em nome de Jesus Cristo, Senhor e salvador!