Há perdão sem arrependimento? Como a graça de Deus funciona?

“— Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês.”
‭‭Mateus‬ ‭6:14-15‬ ‭NTLH‬‬
https://www.bible.com/211/mat.6.14-15.ntlh

Perdoar é restabelecer o relacionamento ao nível anterior em que se encontrava, é zerar a conta. Fazendo comparação com um computador, é dar “reset” e começar de novo como se nenhum problema tivesse acontecido.

O perdão recebido em Cristo é assim. Deus nos perdoa e voltamos a ter um relacionamento com Ele, sem restrições.

Deus não diz para nós que nos perdoa mas não quer mais estar conosco, ou deixar de nos ver novamente. Se fosse assim, como entraríamos no Reino dos Céus para a eternidade?

Portanto, se não aprendermos a perdoar não receberemos perdão. Estamos condicionados a enfrentar nosso medo de sofrer novamente nas mãos de quem nos ofendeu.

Ao mesmo tempo, não digo aqui para que uma pessoa violenta que não se arrependa seja perdoada e possa machucar quem a perdoou a ponto de hospitaliza-la ou até tirar-lhe a vida. É necessário que quem recebe perdão venha a se arrepender, senão não há como continuar a se relacionar.

Assim também Jesus nos ensina que é necessário que sejamos transformados a cada dia, pelo arrependimento dos nossos pecados ainda praticados.

No final, só temos dois tipos de pessoas: pecadores arrependidos e pecadores não arrependidos. Os primeiros dependem de Deus e serão perdoados para a vida eterna!

Jesus Cristo é o salvador para quem se arrepende. Não há graça maior do que receber perdão sem ter merecido! Apenas pelo arrependimento é que alcançamos esta graça!

A pregação de Cristo foi esta: – Arrependei-vos, pois está próximo o Reino dos Céus! Quem reconhece os seus erros é capaz de perdoar, pois entende que ninguém é perfeito. Sejamos humildes e perdoemos, nos arrependendo dos nossos erros também!

Dia abençoado a todos, em nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus!