Ainda que o homem viva muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo, deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.
Eclesiastes 11:8 ARA
https://bible.com/pt/bible/1608/ecc.11.8.ARA
Quando tudo vai bem nos alegramos e até nos esquecemos de que ocorrem por pura graça de Deus. O dia mal vem e nos sentimos mal, como se não merecêssemos o que está ocorrendo. Jó entendeu claramente que tudo o que nos ocorre não depende de nossos méritos. Deus, pela sua infinita graça, nos permite passar por todas estas coisas para nosso crescimento.
A vaidade nos cega quando acreditamos no mérito. Nos instiga a criarmos fantasias no contexto vivido, gerando uma falsa realidade à nossa volta. Uma hora este castelo de cartas desmorona e nos vemos no dia mal, perplexos por não podermos acreditar na realidade que se apresenta. Para alguns torna-se insuportável, para outros uma lição de vida.
Se cuidarmos de ouvir e entender as escrituras teremos muito mais chances de evitar este descolamento da realidade em que nos encontramos ao cedermos para a vaidade. Entender a natureza do pecado que vive na humanidade pode parecer que estejamos vivendo de maneira negativa ou muito dura, mas não podemos ignorá-la sobre pena de errarmos para conosco e com o nosso próximo.
A realidade é que ninguém é bom e o sábio Salomão enxergou isto em si mesmo. Sua decepção é recorrente em nossas vidas e nossa vaidade cai e levanta por várias vezes ao longo de nossas curtas vidas. Que possamos ir aos pés de Cristo e pedirmos perdão, para que não continuemos no caminho da vaidade. Nele todos perderemos!