#3_135 1 Crônicas 22:9

Eis que te nascerá um filho, que será homem sereno, porque lhe darei descanso de todos os seus inimigos em redor; portanto, Salomão será o seu nome; paz e tranquilidade darei a Israel nos seus dias.
1Crônicas 22:9 ARA
https://bible.com/bible/1608/1ch.22.9.ARA

Presciência ou predestinação? Há um destino ao qual não escaparemos? Como definimos a nossa participação durante a nossa vida? Podemos mudar o rumo da história ou já está escrita e não mudará?

Depende da perspectiva! Quando se vê da posição de Deus onde tudo já foi visto e revisto, as profecias não tem como serem mudadas pois já ocorreram no futuro. Realidades alternativas só existem na perspectiva humana pois Deus já sabe qual a escolha que cada um irá tomar. Não há surpresas para Ele!

Para nós há a percepção da livre escolha, que estamos com total liberdade e podemos seguir para a esquerda, em frente ou direita. Como temos dificuldade em ver o futuro acabamos procurando respostas no sobrenatural. Se o fizermos em Deus estaremos indo para a fonte certa, mas se para outra abordagem, da maneira errada e condenada por Deus.

Nosso arbítrio depende de nosso conhecimento a respeito dos possíveis resultados e somos guiados pela experiência anterior. Como decidir sobre o que nunca experimentamos e nem sabemos que existe? Será que existe mesmo um arbítrio livre quando não temos conhecimento de todas as alternativas e estamos sendo direcionados pelas circunstâncias?

Só decide pelo bem quem conhece o bem. Deus interfere em nossas vidas mostrando o bem, o amor e o perdão enquanto sofremos com a maldade no mundo. Se Ele não interferisse as nossas escolhas permaneceriam más para sempre. Ou seja, para nos dar livre arbítrio recebemos interferência e isto consideramos que é controle de Deus e destino.

Portanto giramos em círculos e não conseguimos ter uma posição única e sem divergência na teologia. Se crermos na soberania de Deus e Seu controle sobre todas as coisas, então deveríamos também entender que a nossa parte é obedecer naquilo que estamos aprendendo da situação por Ele criada e não buscar a rebelião e desobediência.

Se creio no livre-arbitrio então deverei também confiar que o tenho porque o Senhor nos deu oportunidade de escolha e devo escolher o que lhE agrada e obedecer. Em ambas a atitude será de gratidão e obediência, não importando se é de uma maneira ou de outra. Exercer o livre-arbitrio sendo Cristão é abrir mão de suas escolhas e servir aos propósitos de Deus, tornando-o nosso soberano.

Deus já viu tudo o que vai acontecer, não importando o que achemos a respeito. Cabe a cada um fazer as escolhas de acordo com as escrituras e teremos sabedoria. Nossas vidas estão escritas do início ao fim e devemos vivê-la o melhor que pudermos. Salomão teve um reino esplendoroso, um nome abençoado, a maior sabedoria de todos os tempos e decidiu caminhar fora dos propósitos de Deus no fim de sua vida.

Importa começarmos e terminarmos bem a nossa caminhada. Isto se conquista perseverando na obediência da vontade de Deus, entendendo de uma forma ou de outra. Serví-lo sempre será o melhor caminho e, por isso, Jesus veio mostrar este caminho que ninguém conhecia até então!