#3_167 Fundamentos são importantes

Então, vieram de Jerusalém a Jesus alguns fariseus e escribas e perguntaram: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem.
Mateus 15:1‭-‬2 ARA
https://bible.com/bible/1608/mat.15.1-2.ARA

Difícil é diferenciar a regra do propósito, mas é necessário. Regras possuem excessões quando outros propósitos superam a questão principal para a qual a regra foi estabelecida. Como amar a Deus e ao próximo são o nosso propósito número um, todos os demais serão pensados e executados a partir deste principal.

Assim, se uma regra diz para não fazer isto ou aquilo e não estarei vivendo o verdadeiro amor, há que se identificar a forma como vamos realizar as obras. Mas, isto não é trivial quando o Espírito Santo não está falando em nossos corações.

Cristo impactou totalmente o sistema religioso porque mostrou o propósito antes da regra. Ao fazer isto expôs como precisamos controlar os pensamentos e desejos, pois o pecado já é consumado nas nossas mentes, diferentemente de pensarmos apenas na consumação do ato pecaminoso.

Ao ser indagado sobre o não lavar as mãos antes de comer, como previa a regra, demandou com os religiosos sobre o obedecer primeiramente as questões fundamentais antes das acessórias. Por que se preocupavam em lavar as mãos e não honravam seus pais? Por que se preocupavam em não fazer nada no Sábado e deixavam pessoas em sofrimento?

Precisamos entender que o evangelho é conhecer a Cristo e não o deixar de beber ou fumar. É antes amar ao próximo do que falar em línguas estranhas. Se não cuidarmos seremos como os religiosos do tempo de Jesus, deixando de fazer o básico e satisfazendo a vaidade do indivíduo e do grupo, não glorificando a Deus.

Para isto precisamos nos render a Cristo, pois as demais coisas serão ensinadas pelo Espírito Santo e não estaremos em transgressão quando chegarmos diante de Deus naquele dia. Só em Cristo aprendemos o verdadeiro fundamento!