Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir.
Marcos 3:24-25 ARA
https://bible.com/bible/1608/mrk.3.24-25.ARA
Alinhamento de propósitos exige um alinhamento de pensamentos, doutrina e ações. Isto não se consegue rapidamente e nem à distância. Ainda assim é difícil porque cada um de nós possui diferentes experiências e captura o contexto de maneira diferente. Como então alinhar nossos propósitos? Na comunhão com os irmãos e familiares através do Espírito Santo.
Nas igrejas podemos obter esta comunhão, mas exigirá perseverança e sensibilidade ao Espírito Santo. O que muitas vezes acontece é a ausência da paciência para que entremos no mesmo entendimento ou a resistência ao próprio Espírito Santo. Ouví-lo e não atendê-lo é danoso, pois a vaidade de um pode destruir a comunhão em construção de maneira bem rápida.
Ministérios são arruinados por isto, bem como famílias. Casa também significa casamentos e importa termos também a noção de amadurecimento individual e de autoridade espiritual. Enquanto não há consenso deverá prevalecer a autoridade. No entanto esta autoridade deve estar à serviço do grupo e não de si mesma.
Erra os que transformam a autoridade em autoritarismo tratando os demais como menos esclarecidos ou amadurecidos e chamando para si mesmo um supremo poder para resolver todas as coisas. Líderes e maridos podem cair neste erro e destruir todas as vantagens de uma comunidade em construção. Precisamos ouvir a todos, pois Deus distribuiu os dons e responsabilidades entre a comunidade.
Unidade de propósito faz com que grupos sejam eficazes. Famílias e igrejas estruturadas na vontade de Deus transformam suas comunidades. Do contrário destruirão a si mesmas. Cristãos estão à serviço uns dos outros, não importando o cargo ou função. Cristo veio para servir e nós também. O autoritarismo só serve a si mesmo e impede que haja a verdadeira comunhão. Precisamos saber ouvir as pessoas, pois todos importam e não há quem não possa nos ajudar sob a direção de Deus!
Se quisermos ter famílias bem sucedidas precisamos construir um ambiente de respeito e diálogo. O mesmo se aplica à igreja. Para tanto precisamos investir tempo nos relacionamentos e na formação dos indivíduos. Ninguém nasce pronto e a melhor maneira de alinharmos pensamentos é no ensino. Que as Escrituras sejam o nosso Norte e Cristo o nosso Senhor. Nisto estaremos construindo a base para que nossas casas e igrejas não sejam derrubadas por nossa própria vaidade!