Eles, porém, gritando bem alto, taparam os ouvidos e, unânimes, avançaram contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram as capas deles aos pés de um jovem chamado Saulo.
Atos 7:57-58 NAA
https://bible.com/bible/1840/act.7.57-58.NAA
É muito fácil gritar e não desejar ouvir quando algo nos ofende. Estevão apontou a verdade das Escrituras para os religiosos que não creram em Jesus Cristo, levando-o para fora da cidade e o matando apedrejado. Assim acontece entre as próprias igrejas quando discordam entre si e desejam destruir a doutrina que a outra prega.
Nunca houve tanta discussão entre pentecostais e tradicionais, sobre o falar em línguas ou o uso das profecias, sobre usos e costumes e a prosperidade. O certo é que hoje precisamos cuidar para não nos tornarmos os Fariseus e Saduceus de nosso tempo!
Estes grupos nasceram da necessidade de se voltar aos princípios bíblicos, mas cada um deles escorregou do foco e, de forma contundente, acabaram errando o alvo que era reconhecer Cristo como o Filho de Deus. Em suas preocupações doutrinárias esqueceram o óbvio e criaram subterfúgios para defenderem o que a Bíblia não defende.
A Reforma Protestante se levantou contra isto no passado, quando novamente Cristo deixou de ser o centro da pregação e parece-nos que é hora de uma nova reforma para que ele volte a ser o centro da nossa pregação! Evangelho sem Cristo é como um churrasco sem carne e uma pescaria sem o peixe. Vira um encontro vazia que não atinge o objetivo para o qual foi criado!
Se Jesus não for o centro da pregação então já perdemos o foco e nos tornamos seita. Se estamos nos ocupando mais com cargos de liderança e estruturas ao invés de cuidar com amor das vidas, então estamos nos tornando hipócritas. Chegará a hora em que não iremos ouvir a sã doutrina e iremos mandar embora os que discordam de nós. Iremos nos irar contra eles e os apedrejaremos nos púlpitos!
Certamente já está acontecendo e continuará a acontecer. Quando Jesus não é o centro do evangelho a igreja deixou de ser igreja. Há muitos clubes gospel em nossos dias e o Senhor vai tratar com cada um de nós segundo o verdadeiro evangelho. Estevão viu o Senhor de pé analisando tudo e se alegrou. Somente um servo se alegra ao ser apedrejado por defender o evangelho!