#3_264 A misericórdia de Cristo é a chave para a edificação!

A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata a derruba com as próprias mãos.
Provérbios 14:1 NAA
https://bible.com/bible/1840/pro.14.1.NAA

Mulheres tendem a não serem misericordiosas. Levam para o lado pessoal e dificilmente separam amizades de negócios. Isto também ocorre quando não obtém concordância naquilo que desejam realizar, adotando uma postura de quem é indesejada porque não foi atendida em seu anseio. Homens também podem assumir esta postura, mas são mais comuns entre as mulheres.

Outras situações podem lhe colocar em altos cargos e o mesmo acontecerá. Se alguém for contra a sua vontade possivelmente será descartado(a) sem misericórdia. O problema é que nos relacionamentos nem sempre obteremos concordância e a nossa capacidade em separarmos o interesse pessoal da pessoa com quem nos relacionamos fará toda a diferença depois de cada negociação.

Se eu for bater em meus filhos toda vez que me desobedeceram se tornarão carrascos ou medrosos na vida. Será que todas as ordens que eu lhes dou está correta? Estão sendo rebeldes sem causa? Ou estou sendo intransigente? Só a minha vontade deve prevalecer?

Se o cônjuge não concorda com nada do que eu desejo fazer não adianta dar um passo a mais sozinhos. Casa dividida não prospera. Se não alinharmos as vontades não teremos paz, apenas discussões. Quando o respeito terminar o que restará do relacionamento?

Se o cônjuge não é pessoa decente, tornou-se agora ou já era assim? Casou-se por que? Foi rebelde contra a familia não ouvindo os conselhos e agora quer forçar a mudança no cônjuge? E nos negócios? Acreditou que poderia contornar e fazer diferente com aqueles que já haviam definido seus pontos de vista? Por que cobra deles uma mudança?

Seja em casa ou nos negócios, se não separarmos os relacionamentos das questões dificilmente sobreviveremos às discussões. Não seremos capazes de negociar da próxima vez e certamente ficará inviável prosseguir juntos.

O destruir a casa com as próprias mãos começa quando não aceitamos ter nossa posição questionada. Se não buscar o equilíbrio antes de discutir e se a outra parte de antemão já mostrou a mesma disposição, então seria melhor não ter começado juntos.

Casamentos e sociedades exigem comprometimento, alianças, e estas são baseadas na vontade comum de irem até o fim de seus contratos. O casamento é para toda a vida, segundo a vontade de Deus! O que semearmos hoje colheremos amanhã. Os misericordiosos colherão misericórdia. Se não perdoar hoje como poderei exigir perdão amanhã? Ninguém está livre do pecado.

Para edificar será necessário ceder. Na concordância iremos mais longe, ainda que mais demorado. Não tenhamos pressa. Importa atingir a comunhão para podermos começar a desenvolver as atividades. Não acredite que é possível trocar a roda com o carro andando. O acidente virá e poderá ser fatal.

Busquemos em Cristo a saída. Ele traz a concordância, nele está a sabedoria, a misericórdia e o perdão que precisamos para nos curar e dar ao próximo. Quando entendo que preciso mais que os outros de misericórdia passo a ser misericordioso. Esta é a chave para relacionamentos e negócios duradouros.