Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
1Coríntios 6:12 ARA
https://bible.com/pt/bible/1608/1co.6.12.ARA
Cada situação exige nossa análise. Em Cristo somos chamados a olhar para o contexto, para as pessoas a nossa volta. Dependendo do que elas precisem vamos reagir de maneiras diferentes. Não faz sentido estar de roupa social em uma praia e nem com roupas de banho em um baile de formaturas.
Assim é a vida do Cristão.
Iremos tratar cada pessoa de acordo com a sua necessidade e, por isso, não agiremos por aquilo que gostaríamos, mas o que será melhor para as vidas que estamos direcionando para o reino de Deus! Jesus nos ensinou isto fazendo obras no Sábado, quando tradicionalmente seria desobediência à Lei. Mas se o fim da Lei é o amor a Deus e ao próximo, não se rompe com a Lei para atendê-la. Significa que as regras tem exceções.
Se alguém estivesse em perigo seria deixado para morrer no Sábado? Se alguém deseja matar crianças inocentes e está armado, poderíamos condenar quem atirasse nesta pessoa e lhe tirasse a vida? Mas não é pecado matar? Também é pecado poder ajudar e não fazê-lo. Assim, ser Cristão exige amadurecimento espiritual. Não podemos ficar na simples repetição de versículos sem entendermos o propósito do Evangelho.
Portanto, ainda que tenhamos liberdade de fazermos o que bem entendermos assim não agiremos se isto impactar negativamente às pessoas à nossa volta. Pecados não se restringem a quem pratica. Todos à volta são atingidos por nossas ações, para o bem e para o mal.
Que o Espírito Santo guie nossas ações e não o desejo de fazermos a nossa vontade porque podemos. Esta é a diferença entre o maduro e o imaturo, o que pensa no grupo e o egoísta. Louvemos a Deus entregando nossas vidas para o servirmos. Isto começa ao nos sujeitarmos ao crescimento espiritual e decidirmos pelo Reino de Deus antes das nossas vontades.