#4_60 O perdão liberta!

E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem, para que o Pai de vocês, que está nos céus, perdoe as ofensas de vocês.
Marcos 11:25 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/mrk.11.25.NAA

Há momentos em que pedir perdão é mais fácil que perdoar e em outros é o contrário. Precisamos aprender a fazer os dois. Perdoar nos dá a oportunidade de seguir em frente e o mesmo acontece ao se pedir perdão. Muitas vezes ficamos com o peso de termos afetado a vida de alguém e não conseguimos seguir porque não sabemos se fomos perdoados.

O pecado é como uma corrente nos pés uns dos outros e o perdoar é o quebrar destas correntes. Sempre que alguém perdoa uma parte do elo é quebrada e quando a outra parte pediu perdão, tudo, então, é liberado e ninguém mais permanece preso ao ocorrido, ainda que haja uma consequência clara como uma perda irreparável ou uma alteração permanente nos caminhos de ambas as partes.

Cristo nos ensina a perdoar porque é necessário exercermos misericórdia para permanecermos recebendo misericórdia. Ninguém é perfeito e precisamos confiar nas orientações de Cristo. É preciso ter coragem e superação para deixarmos para trás nossa altivez, nossa postura de quem estava certo e não pode abrir mão em favor do perdão, senão ficaremos reféns do pecado não perdoado.

Difícil será se não olharmos para Cristo. Na cruz ele perdoou a quem lhe ofendeu, traiu e o crucificou. Fomos incluídos também, os não nascidos que um dia seguiriam o mesmo caminho daqueles que ofenderam a santidade de Deus e precisam da misericórdia dada na cruz. Se não perdoarmos continuaremos cativos. Só o perdão nos habilita a vivermos a plena santidade de Deus!!!