Não se fatigue para ficar rico; não aplique nisso a sua inteligência. Você quer pôr os seus olhos naquilo que não é nada? Porque certamente a riqueza criará asas, como a águia que voa pelos céus.
Provérbios 23:4-5 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/pro.23.4-5.NAA
Nossa dificuldade é medir entre o suficiente e o desejado. Sempre iremos querer mais quando vivemos em uma sociedade que valoriza a riqueza. Deus está nos mostrando que este não deve ser o nosso parâmetro de sucesso na vida.
Culturalmente somos bombardeados por propagandas mostrando luxúria, casas maravilhosas, carros fantásticos, roupas elegantes, dispositivos eletrônicos mágicos que custam fortunas para adquirir e manter, mas que perderão seu valor rapidamente ao deixarem de ser a referência de luxo e status.
Tal riqueza deixará de existir ao não se dar mais valor a ela, ou porque aos nossos próprios olhos não farão mais sentido depois de um tempo. Olhe para um velho rico e pergunte se este não desejaria trocar seus recursos por melhor saúde e por mais tempo para desfrutar a vida com qualidade?
Assim, há que se saber dosar o quanto nos desgastamos para ter as coisas e o quanto realmente podemos usufruir delas. Certamente buscar ganhar fortuna traz desafios interessantes na vida e o ignorar tudo vivendo uma vida simples não significa ser feliz. A questão não é o ter ou não ter, mas onde está o nosso coração nestas situações.
É saber que um dia tudo isto será apenas vaidade e teremos passado por esta Terra. Como vivemos é a beleza da história e como nos relacionamos ficará registrado por toda a eternidade. Que sejamos encontrados fiéis a Deus e ajudemos nosso próximo. Não há dolo em se ter recursos deste mundo, desde que não sejamos escravos disto.