A humildade nos traz a medida certa de quem somos.

“Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.”
‭‭Lucas‬ ‭18:14‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/luk.18.14.ara

Toda vez que nos compararmos a alguém estaremos cometendo erros, seja para mais ou para menos. A Palavra de Deus nos ensina a considerarmos os outros mais do que a nós. Isto significa colocar as necessidades dos outros antes das nossas e não que somos piores que eles.

Ao mesmo tempo, não é porque seguimos a Palavra de Deus que somos maiores que os outros. A soberba em pensar assim já mostra que não somos fiéis à Palavra. A humildade precede o aprendizado enquanto o orgulho precede a queda do homem!

Nesta passagem bíblica Jesus estava ensinando sobre a religiosidade dos que se consideravam obedientes ao ensino religioso e que, por isso, diziam de si mesmos mais do que convinha. O pecador que entrou no templo foi humilde, recebendo a misericórdia de Deus, enquanto o religioso não.

Nossa vida espiritual nos colocará na medida certa. Quanto mais orarmos e buscarmos a face de Deus maior será a nossa humildade e reconheceremos nossa situação perante o Senhor! Quem se considera devedor a Deus não cobrará do próximo aquilo que também deve!

Não querendo ser tão repetitivo, mas sendo, não devemos julgar a ninguém, somente a nós mesmos! Que o Senhor seja o nosso juiz e quem também nos defenda dos homens!

Ele é justo e também misericordioso! Aprendamos com ele que é manso e humilde de coração! Deixou a glória dos céus para estar conosco, para que pudéssemos estar com ele nos céus, com o Pai! Glórias a Deus nas alturas e paz na terra aos homens que Ele quer bem!