“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
Gênesis 1:27 ARA
https://www.bible.com/1608/gen.1.27.ara
Um homem não está completo sem uma mulher, ainda que não seja para casamento. O homem e a mulher são complementares. Deus criou parte da sua imagem no homem e parte na mulher.
Portanto, sozinhos jamais teremos condições de entendermos Deus! Dois homens ou duas mulheres não geram a imagem de Deus, ainda que a aparência de um(a) seja masculina e do(a) outro(a) seja feminina. A constituição mental, emocional e espiritual não são complementares.
A ideia de Deus é que casais sejam capazes de reproduzir através da intimidade e do conhecimento mútuos. Assim é a formação e a manutenção da humanidade.
Aqui não desejamos entrar no aspecto sentimental e nem de opção sexual, mas apenas descrever o projeto divino. A complementaridade homem/mulher é tão expressiva que a genética de ambos é diferente, não sendo possível que o cruzamento genético de um mesmo sexo gere indivíduos. O projeto foi específico para não haver outra forma de multiplicação.
O que isto pode trazer de ensinamento para nós? Ambos os sexos têm a mesma importância e proeminência no desenvolvimento da sociedade. As funções são diferentes, mas não significa que há inferioridade ou superioridade.
Sem a visão dos dois sexos não poderia haver compreensão completa do plano de Deus e nem o seu cumprimento. Precisamos respeitar e honrar cada sexo, segundo sua condição. Estamos todos no mesmo caminho, buscando alcançar a presença de Deus. Não devemos dificultar a vida uns dos outros, pois não trará justiça ou benefício.
Em um mundo caído há muitos que consideram as mulheres como inferiores ou subalternas, mas não deve ser assim. Jesus tratou as mulheres como ninguém em sua época, dando a elas o mesmo favor que aos homens. Foi uma mulher que o viu ressurreto primeiro, e quem teve o privilégio de entregar a notícia aos apóstolos!
Respeitemos uns aos outros, independentemente de gênero, raça e cor. Jesus Cristo respeitou a humanidade a ponto de se tornar como um de nós para nos mostrar o caminho do amor. Caminhemos nos passos do mestre!