“Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus. Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó. E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição.”
Êxodo 2:23-25 ARA
https://www.bible.com/1608/exo.2.23-25.ara
Há um tempo para todas as coisas na Terra. Ainda que pareça demorado ou que achemos que Deus se esqueceu de nós, na verdade não é assim!
Deus havia falado a Abraão que o seu povo passaria 400 anos no Egito e seria escravo, mas só voltaria para Canaã depois que a medida dos Amorreus estivesse completa. Ou seja, havia um tempo determinado.
Assim ocorreu o tempo das peregrinações do povo de Israel no Egito e era chegada a hora de saírem de lá.
Moisés tinha sido preparado pelos Egípcios e também conhecia seu povo. Portanto, era quem mais tinha condições de liderar o êxodo de Israel.
Deus ouve o clamor do povo e passa a preparar o caminho de volta para eles. Era o momento de chamar Moisés para liderar.
Os planos de Deus são realizados por homens e mulheres. Os eventos tem uma motivação clara diante do Senhor, embora ainda obscuros para nós.
Não haveria forma de se multiplicarem tão rápido como foi no Egito se tivessem permanecido em Canaã. Agora era um povo numeroso que precisava entender o seu propósito e realiza-lo.
Olhemos para os desígnios de Deus. Preparemo-nos para atender ao seu chamado. Não olhemos a circunstância, pois não enxergamos o longo-prazo.
É tempo de nos sujeitarmos à Deus. Clamemos sim, pois ele ouve! Há de completar a obra que iniciou em cada um de nós para bom termo.
Tenhamos fé e prossigamos a peregrinar nesta terra, sabendo que um dia voltaremos para o nosso lar celestial. Jesus voltará para nos liderar até a Terra Prometida!