Conselhos são bons quando confrontados com a palavra de Deus!

Mas eles retrucaram: Tu és nascido todo em pecado e nos ensinas a nós? E o expulsaram.
‭‭João‬ ‭9:34‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.9.34.ara

Uma grande dificuldade que advém do orgulho é reconhecer o próprio erro quando alguém que julgamos incapaz ou abaixo de nós nos dá conselhos ou sermões. O se considerar superior faz com que ignoremos alertas daqueles que consideramos inferiores a nós.

De onde vem esta percepção de estar por cima ou por baixo? Do coração e desejos dos homens. Quem se acha por baixo é tão orgulhoso quanto o que se acha por cima, pois é a atitude e não a posição que demonstra a arrogância.

O orgulho, vaidade e arrogância fazem parte do mesmo desejo de ser mais do que os outros. O evangelho nos ensina a considerarmos os outros prioridade em nossas vidas. Se assim faço, não é porque estão acima ou abaixo em finanças, beleza, poder, autoridade ou competência. Faço porque todos precisamos de ajuda, seja em que nível tivermos atingido.

Deus nos nivela em todos os sentidos, para que ninguém julgue a ninguém, mas somente a si mesmo. O trabalho de auto-análise nos trará equilíbrio e proporcionará a oportunidade de ouvir mais o que os outros têm a nos dizer.

O Norte continua sendo a palavra de Deus e iremos confrontar os conselhos com o que ela diz e não o que achamos que deva ser. Os religiosos quiseram destruir o testemunho do cego de nascença que usou o conhecimento da palavra contra os próprios religiosos que não quiseram ouvi-lo.

Sejamos humildes, retendo o que é bom e cuidando de nossa saúde espiritual. Assim poderemos ajudar e sermos ajudados. Não deixemos a arrogância subir aos nossos corações, pois assim deixaremos de receber bons conselhos que nos poderiam abençoar tremendamente!

Jesus se apresenta principalmente através de pessoas que se preocupam conosco. Precisamos ouvir aos que se importam em nos ajudar. Usemos a palavra de Deus para servir de guia e os conselhos para nos fortalecer o entendimento do que pode ser melhorado em nós.