“Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto.”
Juízes 21:25 ARA
https://www.bible.com/1608/jdg.21.25.ara
Onde não há um procedimento bem estabelecido cada pessoa acaba por estabelecer o seu próprio segundo o que melhor entende. Se nascermos em um lugar onde ninguém usa roupas, como dentre os índios, o normal será viver sem roupas. Se crescermos em uma cidade grande, andar na rua sem camisa se torna um escândalo, dependendo do propósito da região, se comercial ou não.
As Escrituras existem para estabelecer o entendimento da vontade de Deus para os homens e sem elas não teremos um norte. Cada um irá fazer o que bem entende, segundo o que aprender do lugar onde vive e do que a maioria pratica ao seu redor.
É por isto que o núcleo familiar é tão importante. Seremos fortemente impactados pelas pessoas que primeiramente nos cercam, cuidam e ensinam. Nossa família tem o poder de exercer grande influência em nossas mentes para toda a nossa vida.
É também por isso que pessoas adultas vivem melhor ou pior segundo o que lhes ocorre na infância. Crianças abusadas sexualmente, que sofrem violência física e emocional irão ter problemas se não forem tratadas adequadamente. Tais traumas podem ser perpetuados ou se transformarem em impedimentos de toda ordem. É necessário que haja cura e libertação de traumas e medos que foram adquiridos dentro do seio familiar.
Pais e mães são os responsáveis pelos filhos e devem lembrar que familiares podem estar traumatizados e transferirem para seus filhos estas mazelas recebidas. Precisamos ter atenção e cuidado. A maioria dos abusos na infância ocorre por membros da família ou amigos bem próximos. Pais defendem filhos e precisam conhecer com quem deixam as crianças quando vão trabalhar. Até cuidadores podem ter sofrido na infância ou adolescência.
O certo é que vivemos em uma sociedade onde cada um faz o que deseja fazer, ou somos impedidos de fazer por traumas. Há que se mudar este sistema que traz prejuízo às pessoas e só o amor de Deus é capaz de fazer isto. Precisamos conhecer este amor para podermos superar a dor, para sermos libertos de alma e não deixar que estes traumas permaneçam a nos impedir de viver segundo a vontade de Deus!
O evangelho transforma porque nos sentimos amados. Encontramos consolo por sermos recebidos pelo Deus que ama incondicionalmente, que nos corrige sem exageros, que não nos humilha ou violenta, que nos traz paz e não o mal. Ao conhecermos a Deus temos nossas vidas transformadas e somos libertos de toda a carga de processos destrutivos que podemos ter recebido desde de tenra idade. E isto nos transforma em pessoas melhores, que não irão perpetuar este modelo, mas irão buscar viver segundo os padrões de Deus.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
Provérbios 22:6 ARA
https://www.bible.com/1608/pro.22.6.ara
Este provérbio deixa claro que a mente aberta da criança aceita o que lhe for confiado. Se bondade, poderá se desenvolver bem. Se ensinarmos os caminhos de Deus elas produzirão uma sociedade equilibrada, pois aprenderão amor e paz, edificação do coletivo, respeito e honra, trabalho e compromisso. Acima de tudo, temor a Deus que a tudo vê e não deixará sem resposta a quem lhe clamar!
Que sociedade desejamos viver e deixar para os que virão depois de nós? Sem o parâmetro da Palavra de Deus não haverá parâmetro algum e cada um continuará a fazer o que bem entender. Foi assim no tempo dos juízes e continua sendo assim em nosso tempo.
O evangelho traz o entendimento de quem somos e quem Deus É. É o suficiente para transformarmos completamente a sociedade, pois em Cristo viveremos como se deve viver, debaixo da potente mão de Deus que cuida de nós e nos orienta em todos os passos. Fora disto é o caos, ainda que as leis dos homens estabeleçam critérios. Todas as nações possuem problemas sociais e estes não se resolvem sem Deus!