E dizia: O que sai do homem, isso é o que o contamina. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.
Marcos 7:20-23 ARA
https://bible.com/bible/1608/mrk.7.20-23.ARA
Quando nossa mente está limpa não vemos maldade nas coisas. O que nos é apresentado terá conotação maliciosa se formos maliciosos. A queda do homem ocorreu justamente nesta área, quando passou a conhecer o bem e o mal e sua mente enxergou a maldade, preferindo-a. Assim que comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal Adão e Eva perceberam que estavam nus e se envergonharam. Crianças não se envergonham de nudez, apenas os que enxergam a conotação sexual.
Nossa sociedade está tão preocupada com estas questões de vestimenta, se geram luxúria, devassidão e etc, porque nos tornamos maliciosos. Da mesma forma sobre comportamentos, alimentos e tantas outras coisas. Isto não era diferente no tempo em que Jesus veio em carne e continuará ainda enquanto não mudarmos nossos pensamentos. Enxergo e reconheço o que conheço. Sou pre-conceituoso quando conheço parcialmente e tomo uma percepção como verdade absoluta.
Cada cabeça enxerga o mundo de uma forma e a interpretação está dentro de nós, ainda que alguém tenha o interesse em nos subverter. O evangelho nos traz blindagem contra estas coisas. Nos ensina que todos os alimentos, quando damos graças a Deus, são limpos e podem ser comidos. Não comerei se isto ofender ao meu próximo, mas não é por come-los que deixarei de ser santificado por Deus.
A nudez deve ser evitada para não provocar lascívia no próximo, e cuidar dos nossos olhos impedirá tentações que porventura possam acontecer. Sem pornografia nossa juventude seria muita mais saudável e assim nossa velhice não teria dificuldades nestas áreas. Fora isto, a nudez não importa porque é a nossa natureza. Só importa para quem tem dificuldades nesta área.
Assim é todo costume em Cristo. Se somos livres do pecado, então nada destas coisas nos afetam. Se ainda somos escravos do pecado, tudo nos afeta e precisamos fugir destas coisas ou gerar regras de não fazer isto, usar aquilo, comer coisas tais e tais. O pecado em nossas mentes e corações é que irá gerar nossas atitudes contrárias e maldosas. Nosso linguajar não será apropriado e nem nossa conduta.
Portanto, precisamos de uma transformação interior para que nossa mente seja transformada e assim nossas atitudes. Isto é obra do Espírito Santo que nos ajuda em nossa santificação. Aliás, santificar-me é estar à disposição de Deus e não esconder-se do mundo. É ser capaz de andar no mundo sem se contaminar. Só é possível isto se a minha mente for diferente do que me é apresentado. Ter a mente de Cristo é o nosso alvo!
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2 ARA
https://bible.com/bible/1608/rom.12.2.ARA
Ano 2#320