Busquemos a glória que vem do alto!

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida. Eu não aceito glória que vem dos homens; sei, entretanto, que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, certamente, o recebereis. Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?
João 5:39‭-‬44 ARA
https://bible.com/bible/1608/jhn.5.39-44.ARA

Há outras doutrinas e até coaches (treinadores/mestres) que estão usando passagens bíblicas para ensinarem as pessoas a viverem de modo próspero e até de maneira a acreditarem em reencarnação para melhorarem seus desempenhos intelectuais e espirituais. Jesus já havia predito que outros viriam no próprio nome deles e seriam mais aceitos que ele mesmo como Filho de Deus.

Jesus não aceita a glória proveniente de homens. Portanto, toda melhoria de desempenho proveniente da capacidade do indivíduo sem a ajuda de Deus é buscar a própria glória, um erro e demonstração de arrogância de nossa parte. Recebemos os dons de Deus, bem como o Espírito Santo, e sem esta ajuda permaneceríamos da mesma forma ainda que passássemos por mil vidas. Por que digo isto? Porque Jesus espera de nós uma mudança interna e não a que é puramente externa.

Obras exteriores, ainda que beneficiando a outros, sem a motivação certa, não nos aperfeiçoa. Torna-se apenas religiosidade. Teremos ganho ainda, porque Deus não deixa um ato de ajuda sem resposta a favor de quem o faz, mas isto pode se tornar um engano em nossos corações, pois ter o favor de Deus por algo que fizemos não significa sermos salvos de sua ira contra o nosso pecado. O bom comportamento de um prisioneiro só não lhe causa maior prejuízo, mas não cancela ou justifica a sua punição. No modelo humano pode abreviar penas, mas no modelo celestial não!

Não olhar para a missão redentora de Cristo e ainda assim buscar viver as suas palavras é pensar apenas nesta terra, querendo usufruir de algum benefício da lei da semeadura e da colheita, mas ignorando que a verdadeira obra do evangelho é nos tornarmos aptos para a vida eterna pela fé em Jesus Cristo! Ele veio de Deus para nos guiar de volta para Deus.

Não devemos usar as palavras de Cristo distorcendo o seu propósito. Ele veio trazer salvação porque toda a humanidade está em pecado e julgada por isto. Sem Cristo viveremos afastados da glória de Deus, sem graça ou misericórdia. Em Cristo temos a vida eterna, porque a fé nos transformará em justificados. Pelo Espírito Santo seremos santificados e a glória será toda do Senhor. Esta é a forma do evangelho. Nosso esforço consiste em perseveramos em fé, até que nos encontremos com o mestre!

Toda a glória seja dada ao Senhor! Cuidemos de como estamos praticando as palavras de Jesus, com que propósito. Se for para ganharmos desempenho espiritual estamos seguindo um caminho de destruição. O desempenho espiritual é dado por Deus, o que fazemos é exercitar a nova condição espiritual vivida. Nossa prática de bondade deve vir de um coração renovado e não fazer obras para renovar nosso coração. Não busquemos nossa própria glória e sim a que vem do alto!

Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.
Mateus 7:18‭-‬23 ARA
https://bible.com/bible/1608/mat.7.18-23.ARA

Há frutas lindas por fora e amargas por dentro. Nem toda árvore frutífera de mesma espécie dá frutos deliciosos. Muitos só parecem deliciosos, mas internamente não são. É este tipo de fruto que não interessa a Cristo. Ele veio trazer o adubo espiritual para que nossas vidas sejam transformadas e possamos dar frutos dignos de um coração transformado. Não é pelo falar do evangelho, ou praticar milagres, ou expulsar demônios em nome de Jesus, mas o ser Cristão por dentro. As obras de fé serão consequência e não seremos confundidos e nem ignorados no reino celestial!

Ano 2#326