#3_67 Tiago 1:5-8

Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.

Tiago 1:5-8

Conhecimento é proveniente da ciência, da experimentação com metodologia científica, estudos, inferências, observações a respeito dos fenômenos apresentados a cada um de nós. A sabedoria vem de Deus, está acima do conhecimento, pois só conhecemos o que nos é dado enxergar com nossos métodos científicos, mas Deus fez todas as coisas.

Ainda que tentemos alcançar todo conhecimento, isto nos será impossível, até porque estamos restritos a algumas poucas dimensões, enquanto Deus construiu o universo em diversas, em tantas que não podemos nem entender a matemática por detrás das equações que alguns gênios já se desdobraram em fazê-lo. Se muito entendemos quatro dimensões, mas a sabedoria está além delas.

Quem desejar ter sabedoria precisa recebê-la de Deus. Não é a toa que muitos buscam se afastar do mundo para acha-la, mas não é esta a verdadeira necessidade. Deus dá a quem o pede e não a quem se afasta do mundo para recebe-la. Se o mundo nos atrapalha? Só se nos deixarmos levar pelas nossas próprias paixões. Mesmo afastados ainda podemos ser atrapalhados em nossas mentes por aquilo que gostamos e desejamos.

Por isso temos a tendência de sermos inconstantes, pois colocamos mais importância nas coisas no que no Criador de todas as coisas. Se tivermos a verdadeira fé em Deus, será nele que meditaremos, em suas palavras e direções. A sabedoria que vem do alto já está escrita para nós, revelou-se através de Jesus cristo e continua nos impactando através do Espírito Santo de Deus. O que nos falta é termos fé para confiar de que tudo ali é verdade e nada mais importa.

As ondas vão e voltam, são inconstantes, mas o que confia no Senhor não é assim. Confia e age segundo a fé, não muda seus caminhos de acordo com a situação. São confiáveis como o Senhor e servem de fundamento para outros. Assim será quem tiver fé no Deus Todo-Poderoso, dono da sabedoria e que nenhum conhecimento será suficiente para adquiri-la!