Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade. Efésios 2:13-16
Paulo fala de duas condições ou estados do homem, aqueles que tinham a promessa de Deus (aliança) e os que não a tinham, os circuncisos e os incircuncisos, judeus e gentios. O próprio templo possuía uma separação interna onde gentios, os que não haviam nascido judeus mas desejavam adorar o Deus dos judeus, ficavam em um pátio separado dos judeus.
Em Cristo temos a remoção da parede, a unificação entre os que tinham a aliança e os que não tinham, os que buscavam a Deus e os que não buscavam. Em Cristo não há mais circuncisão e incircuncisão, pois a aliança é feita no seu sangue.
Hoje os chamados por Cristo são irmãos, filhos de Deus, família espiritual, nação santa e propriedade exclusiva de Deus para proclamar o reino do Senhor e viver para a sua glória. Não há separação por cor, credo, raça, gênero, nada mais nos separa e nos torna maiores ou melhores que qualquer outro membro. Não há uma sala especial ou pátio que nos separe, mas estamos todos em unidade com o Espírito Santo de Deus.
Há novos homens e mulheres, regenerados, perdoados e justificados em Cristo. Há paz com Deus e não há mais inimizade. Os pecados foram perdoados para aqueles que vivem por ele e para ele. Jesus nos trouxe paz!