#3_124 Novamente Sobre a Religiosidade

Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
Colossenses 2:20‭-‬22 ARA
https://bible.com/bible/1608/col.2.20-22.ARA

Sim, estas coisas não são superiores ao amor a Deus e ao próximo. Não seria isto que nos levaria ao céu, pois comer ou deixar de comer, tocar ou deixar de tocar enquanto nossos pensamentos permanecem impuros não nos edifica.

O grande mandamento sempre foi olhar para Deus e buscá-lo em primeiro lugar. Se já estamos em Cristo nossa vida não tem mais restrições a usos e costumes no amor. Isto é o amadurecimento, pois se iremos amar, não estaremos sem limites para o que fazer. Ao mesmo tempo faremos segundo a necessidade exigir.

Cristo nos força a evoluirmos no entendimento que práticas religiosas não nos dão. Muitos nem sabem por que fazem ou deixam de fazer alguma coisa para Deus. Torna-se mera doutrina de homens. Precisamos saber por que estamos seguindo tal costume e se isto está edificando o corpo de Cristo, sua igreja.

Em cada cultura e tempo iremos encontrar nuances que não justificam tais práticas. Forçar alguém a usar uma roupa adequada ao frio no calor não é se preocupar com o próximo, mas atar-lhe um jugo que muitos não suportam, e acaba por torna-se vaidade. Jesus comeu e bebeu com quem fosse, seus discípulos deixaram de lavar as mãos, comeram espigas no Sábado, salvaram vidas também no Sábado.

O que precisa ser feito hoje, façamos! E o façamos para Deus! Os homens desejarão usar o nosso trabalho em favor deles. Se é para a glória de Deus o faremos, mas se for para o homem é melhor enxergar se já não estamos olhando para o ganho deste mundo apenas. Nossa vaidade é igual ou maior que a dos outros e estaremos concordando com a prática de religiosidades.

Servir a Deus e ao próximo é tornar o mundo melhor. A religiosidade impede o crescimento espiritual para com Deus e só acrescenta peso sobre as pessoas. Cristo trouxe liberdade e responsabilidade. Quem está em Cristo entende que deve servir porque já recebeu um reino que deve cuidar.

O religioso está esperando que seus atos sejam vistos pelos homens e por Deus para poderem receber o passaporte para o reino. Erram porque sem Cristo isto não ocorrerá e por Cristo nada destas coisas de comida, vestimentas, festas e datas tem alguma importância se as pessoas não estão sendo edificadas.

Oremos para que as nossas vendas da religiosidade caiam de nossos olhos e possamos viver o verdadeiro evangelho. Cristo nos deu a visão do caminho e o nosso andar nele deve ser acompanhado do amor ao próximo. Sejamos responsáveis e atentos, pois o hoje exigirá a escolha do servir em amor ou em religiosidade!