Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação.
Romanos 15:2 ARA
https://bible.com/bible/1608/rom.15.2.ARA
Grande é a diferença entre agradarmos os outros para permanecermos recebendo de volta os seus favores e agradarmos para a edificação deles. Nas duas buscaremos sermos educados e compreensivos, mas o foco delas são completamente opostos.
Somos vaidosos e conquistamos e somos conquistados por vaidade. A maior diferença entre as duas situações acima é que, para edificação, muitas vezes a vaidade de quem receberá nossa colaboração poderá ser ofendida. E, por causa disto, podemos temer em perder a amizade e os frutos ao invés de nos preocuparmos com a edificação do outro.
Paulo trata do assunto quando esclarece que o amor não se preocupa com o nosso resultado, mas com o do próximo. Edifica-lo se torna mais importante do que rete-lo para nós. O tempo certamente mostrará o objetivo, ainda que não venhamos a ter a oportunidade de andarmos juntos novamente.
Será que temos tido Cristo como exemplo? Ele deu sua própria vida sabendo que seria torturado e morto. No entanto o fez porque na sua ressurreição nos faria também filhos de Deus com ele! Seu amor para conosco não é um mero sacrifício, mas a oportunidade única de sermos perdoados e edificados espiritualmente.
Cristo não agradou e não agrada a religiosos que só esperam reconhecimento e nem a pecadores não arrependidos que desejam maximizar a satisfação pessoal. Ainda assim ele amou a todos para que pudéssemos ter acesso a Deus! Confiemos no Senhor e caminhemos nos seus passos. A edificação de outros transforma a todos nós para melhor!