#3_179 Diploma não significa sabedoria

E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento.
Jó 28:28 ARA
https://bible.com/bible/1608/job.28.28.ARA

Jó faz um discurso sobre todo o poder que o homem tem em alcançar os lugares mais longínquos e mais difíceis atrás de riquezas indo onde nenhum outro animal é capaz de ir. Ainda que tenha conseguido obter conhecimento isto não significa sabedoria.

A grande diferença é como entendemos as coisas de Deus. O sábio considera Deus acima de tudo, enquanto o conhecedor coloca o conhecimento acima de Deus, podendo até mesmo negar a Deus porque consegue explicar muitas coisas.

Jó coloca luz no ponto mais importante de nossas vidas terrenas, de que o verdadeiro conhecimento é saber ficar longe da maldade enquanto a verdadeira sabedoria é reconhecer a soberania e o poder de Deus!

O Evangelho pauta-se em ambos. Conhecer a Deus e vencer o mau através de Cristo! O Senhor se revelou a nós através de Jesus para que o conhecessemos e deixassemos o pecado. Esta virtude em Cristo é o que nos torna aptos ao reino de Deus.

Não importa quanto conhecimento ou riqueza, quantos feitos e renome tenhamos na terra. Nossos nomes são escritos no livro dos eleitos apenas quando Cristo os escreve lá e não será por nossa fama aqui. Muitos eleitos são desconhecidos de nós, mas bem conhecidos do Senhor porque o temeram e o amaram mais que ao mundo.

Nisto reside a verdadeira sabedoria, que Deus seja a prioridade em nossas vidas. O mundo será tratado de acordo com o propósito de Deus para cada um de nós, e assim precisaremos de mais ou menos conhecimento aqui. Sem o temor do Senhor de nada valerá titulações e diplomas. Cuidemos de nossa vaidade nestas coisas.