#3_195 Salvação é pura graça!

Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Romanos 8:3‭-‬4 ARA
https://bible.com/bible/1608/rom.8.3-4.ARA

Na carta de Paulo aos Romanos vemos claramente a defesa da argumentação de que sem Cristo não há como o homem ser salvo. A lei mostrou o nosso pecado que efetuamos por não controlarmos os desejos da carne. Cairemos em algum aspecto seja por ação ou pensamento. Já nascemos, portanto, condenados!

Por isso Deus enviou Jesus Cristo para efetuar todos os preceitos da lei em nosso lugar e, através dele, podermos também sermos justificados pela Nova Aliança em seu sangue. As Boas Novas do Evangelho trazem esperança para nós que não andávamos na luz!

Nossas vidas são impactadas pelo Espírito Santo e saímos das trevas para a maravilhosa luz em Cristo, passando a andar pelo Espírito e não mais pelos preceitos da carne. Nesta santificação já não há mais condenação, ainda que tenhamos deslizes aqui e ali, pois estamos sendo reformados como uma obra de Deus!

E obras iniciadas já são consideradas prontas por seus idealizadores, sendo executadas passo a passo, mas já anunciadas e exibidas no seu estágio final. Deus faz isto conosco. Trabalha em nós ao mesmo tempo que já nos declara justificados. Mesmo não sendo justos ainda pelo Espírito já somos considerados assim, pois aquele que está em nós já é!

E assim seremos mesmo quando entrarmos na presença de Deus na eternidade. Lá estaremos completos e santificados, obra de Deus em nós. Foge do evangelho que confia em suas forças tentando gerar obras que o levem para perto de Deus. Mas o Senhor já nos deu o Filho que se aproximou de nós enquanto pecadores, pois não adentraremos os céus se não formos justificados.

Pecadores precisam de justificação e está só existe em Cristo. Sem o Filho não chegaremos nos céus. Não importa quanto lutemos com as próprias forças. Nossa carne não dá conta! Ser convertido é ser entregue a Cristo, o verdadeiro evangelho, deixando o pecado porque agora o Espírito comanda a carne. Esta salvação é pura graça, não pode ser comprada!