#3_207 Da explanação

E com muitas parábolas semelhantes lhes expunha a palavra, conforme o permitia a capacidade dos ouvintes.
Marcos 4:33 ARA
https://bible.com/bible/1608/mrk.4.33.ARA

Um preletor alcança sucesso ao adaptar a mensagem à sua audiência. Não é possível que alguém dê os mesmos exemplos para crianças e adultos, médicos e motoristas e obtenha o mesmo fator de sucesso. A não ser que a mensagem seja extremamente simples.

Jesus sabe disto e expressou o evangelho da forma mais simples possível, usando muitas vezes a natureza como base das explanações a respeito do reino de Deus para uma geração pastoral e agrícola.

Hoje precisamos estar mais perto destes elementos para obtermos um entendimento maior sobre a mensagem, mas o próprio evangelho informa que cada um tem uma capacidade de entendimento sobre um assunto.

Quem faz a ponte para nós é o Espírito Santo de Deus! Conhecedor da verdade e do nosso homem interior é quem traduzirá no tempo e na condição oportuna o correto entendimento sobre o que Cristo nos levou em suas palavras.

Jesus vai além da Lei, alterando nossa percepção sobre regras para preceitos fundamentais. Vejamos sobre o divórcio. Em Mateus 19 Jesus diz:

Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério].
Mateus 19:9 ARA
https://bible.com/bible/1608/mat.19.9.ARA

Não importa como os homens interpretaram a Lei até então. Jesus estabeleceu um novo ponto quando diz que quem largar da mulher sem ser por causa de imoralidades sexuais que ela tenha realizado se torna adúlturo se contrair novo matrimônio, bem como exporá ao adultério a ela e o novo marido se ela fizer o mesmo.

Ele nos explica de maneira direta, mas o nosso pecado nos faz querer justificar nossos atos a partir de nossas próprias traduções do evangelho. Precisamos nos adequar ao evangelho e não torná-lo adequado a nós mesmos.

Jesus deixou um ensino prático para que todas as futuras gerações não fizessem a leitura errada da Lei, destruindo a religiosidade distorcida e trazendo o Espírito Santo como nosso pedagogo. Na singeleza de coração podemos aprender com o mestre, mas se quisermos adequar o evangelho à nossa vontade jamais aprenderemos!

Que possamos buscar o entendimento e sabedoria, crescendo no conhecimento de Cristo e nos fortalecendo na prática do evangelho da salvação!