#3_235 A ira não produz justiça!

Vocês sabem estas coisas, meus amados irmãos. Cada um esteja pronto para ouvir, mas seja tardio para falar e tardio para ficar irado. Porque a ira humana não produz a justiça de Deus.
Tiago 1:19‭-‬20 NAA
https://bible.com/bible/1840/jas.1.19-20.NAA

Nossa ira só tem produzido injustiça. Pegamos em armas, ofendemos pessoas, construímos muros de separação e geramos inimizades ao permitir que a ira tome conta de nós. Como impedir que isto aconteça?

Em primeiro lugar Tiago nos diz para ouvirmos mais antes de abrirmos a boca. Significa pensar sob outros ângulos, entender mais o ponto de vista dos outros antes de julgar. Quando saímos rebatendo sem entender totalmente a colocação não só estamos ignorando o que a pessoa está falando mas nos impedindo de entendê-la.

Se ela agir da mesma forma então o volume começa a subir para provarmos quem sabe mais ou está com a razão, podemos atacar a pessoa, ao invés de suas colocações e, depois disso, ficaremos com o coração triste e amargo pelo ocorrido. Se nossa vaidade for atacada com fervor então a ira vem para passar como rolo compressor.

O resultado vemos diariamente. O meio político acaba apelando para esta estratégia e isto é terrível, pois só vemos ataques entre opositores ao invés de uma discussão de propostas. A vaidade derruba qualquer oportunidade de crescimento quando aliada a ira. Povos foram destruídos, nações inteiras estraçalhadas pela vaidade de alguns. Não há justiça nisto também!

Que possamos ouvir o Espírito Santo e segurarmos a nossa língua e buscar entender o interlocutor. Não estaremos mostrando fraqueza, muito pelo contrário. O sábio fala pouco e certeiramente, enquanto o falto de sabedoria se torna tagarela para tentar provar que sabe alguma coisa. Deixe que fale até provar sua ignorância e pedir conselho se conseguir enxergar sua necessidade!

Não coloquemos mais ódio no mundo, mas pelo contrário. No silêncio iremos ganhar os corações ao levarmos o amor de Deus. Falaremos quando necessário pois não podemos nos calar diante da injustiça, mas não adianta usar do mesmo artifício de derrubarmos a pessoa. Quem é justo se não for por Cristo? Mas as obras já mostraram quem é cada um.

Que o Senhor nos ajude a sermos mais justos neste mundo injusto, sermos luz e sal quando ninguém mais se importa com o que está acontecendo a nossa volta. Precisamos ter mais paciência e precisão ao falar. O mundo já está polarizado e cheio de ódio e não precisamos colocar mais lenha na fogueira. Em Cristo venceremos se obedecermos à sua palavra!!!