#3_269 A sabedoria vem de Deus!

Chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: — De onde lhe vem tudo isso? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos?
Marcos 6:2 NAA
https://bible.com/bible/1840/mrk.6.2.NAA

Como uma criança pode nos dar lições de vida? Como uma pessoa sem muito conhecimento entende as grandezas de Deus? Temos repetido insistentemente para não confundirmos conhecimento com sabedoria. Também não podemos ignorar que aprendemos através de experiências compartilhadas.

Deus se manifesta em nossas vidas e em sua soberania nos capacita. Nos enganaremos achando que uma pessoa humilde que não possui sucesso, financeiramente falando, não teria condições de nos dar palavras de sabedoria. Muitos acreditam que dinheiro corrompe o coração e preferem viver uma vida mais simples, pois sustentar grandes estruturas nos tira tempo e saúde.

Já outros usam estas estruturas para melhorar a vida de muitos desgastando-se para ajudar o próximo. É uma questão de propósito e dom, chamados diferentes segundo a vontade de Deus! Importa entendermos que o importante é estarmos seguindo o caminho para o qual fomos chamados e ajudarmos segundo o que está ao nosso alcance.

A sabedoria é divina e podemos ouví-la de diversas origens se estivermos atentos. A Bíblia nos ensina a observarmos a natureza e dela tirarmos novos ensinamentos. Também nos revela que a humildade nos ajudará a obtermos sabedoria, pois aprende quem reconhece que não sabe tudo. Aliás, nossa percepção de ignorância se amplia quando vamos tendo contato com novos entendimentos. “Os sábios sabem que não sabem”, enquanto “os ignorantes ignoram que não sabem”!

Cristo conhece todas as coisas e nos convida a sermos sábios pelo Espírito Santo. A sabedoria espiritual só pode ser alcançada no Espírito e nos enganaremos em buscá-la nos livros e na própria Escritura se não formos guiados pelo Senhor. Ficaremos maravilhados com as descobertas individuais enquanto o Espírito trata conosco e ainda mais quando percebermos que a igreja está sendo conduzida em conjunto pelo mesmo caminho.

Sinais e maravilhas são experiências a serem vividas por interesse do Senhor, para que as manifestações produzam em nós temor e confiança. Jesus compartilha conosco sua autoridade e espera que a usemos com a mesma sabedoria. O sábio a usará para abençoar vidas, enquanto o ignorante irá usar em proveito próprio.

Que Deus seja glorificado enquanto nos tornamos sábios espiritualmente. Sejamos gratos pelos dons e sabedoria depositados em nós através do Espirito Santo.