#3_316 Deus sempre vence!

Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.
Gênesis 14:18‭-‬20 ARA
https://bible.com/pt/bible/1608/gen.14.18-20.ARA

Abrão foi resgatar seu sobrinho Ló que havia sido capturado em uma batalha entre vários reis. Os perdedores foram levados cativos e seus pertences também. Naquele tempo as pessoas eram escravizadas e seus pertences passavam aos vencedores. Abrão constituiu um pequeno exército e prevaleceu contra os vencedores, libertando Ló e todos os que estavam com ele.

Abrão teve poder para combater, mas Melquisedeque o lembrou de que fora Deus quem lhe dera a vitória. Poder para combater são soldados e armas. Sem isto não há capacidade de se recuperar o que foi levado. Além disto, se estivermos em menor número há que se ter estratégia com a ajuda divina.

Israel venceu várias batalhas estando em menor número, mas sempre estava com um punhado de soldados e o favor de Deus. Se queremos vencer uma batalha precisamos estar preparados e com auxílio divino. Deus pode lutar em nosso lugar e a destruição será enorme, mas Deus se manifesta em favor dos que o temem e clamam por justiça.

Abrão ganhou e se alegrou em Deus, dando o dízimo de tudo o que ganhara. Muitos não possuem aliança com Deus ou esperança em Deus e querem o favor divino. Nossa fé move as mãos do Senhor e a aliança é fortalecida quando confiamos em seu poder. Precisamos lutar pelo que foi injustamente perdido, mas devemos buscar a Deus em todas as circunstâncias.

Ainda que reis vençam outros reis a palavra final vem de Deus. Não há rei que permaneça sem que Deus permita. Ái daqueles que são arrogantes para com o Senhor. Ele levantará o exército que os derrubará como se fosse por um sopro!