Mas quem guarda a sua palavra, nele verdadeiramente tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: quem diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.
1João 2:5-6 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/1jn.2.5-6.NAA
Para que um testemunho seja verdadeiro não adianta apenas falarmos, é necessário agirmos conforme o que expressamos ser a nossa convicção. Tiago em sua carta aborda a fé como uma atitude, não apenas uma expectativa. Agora quem nos fala é João, aquele que nos ensina sobre o amor de Deus.
Se dissermos que amamos mas não agimos com amor, que tipo de amor é este? Hipocrisia é parecer algo e ser outra coisa. Sermos hipócritas é dizermos que somos de Cristo mas não caminhamos por onde ele andou e nos guia. Por isso há muitos falsos mestres e falsos cristãos, se dissermos que amamos e servimos a Cristo mas não amarmos o nosso próximo.
Conhecer o que está no evangelho é diferente de vivê-lo. Cristo nos chama à verdadeira experiência e esta não é apenas conhecer teologia. Exige esforço pessoal em caminhar com outros pecadores como nós, no perdão, na misericórdia e na graça de Deus. Não há igreja perfeita e nem lugar onde não haja pecado. O limite é não praticar o evangelho.
Não esqueçamos da carta à Igreja de Éfeso no Apocalipse. Em tudo cheia de obras e boa teologia, mas sem o primeiro amor. Cuidemos de não sermos legalistas ou mestres sem o verdadeiro amor. Se nossa prática não for guiada para o servir nosso próximo, estaremos fazendo para mostrar as nossas qualidades. Grande perigo de nos perdermos em nossa vaidade…