— Então o Rei responderá: “Em verdade lhes digo que, sempre que o deixaram de fazer a um destes mais pequeninos, foi a mim que o deixaram de fazer.”
Mateus 25:45 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/mat.25.45.NAA
Jesus explica como a nossa omissão é prejudicial tanto para o Reino como para nós. No entanto a omissão é fruto de nossa pouca ou nenhuma interação com o Espírito Santo. No discurso de Jesus fica patente que o Rei está falando com quem nem percebeu a sua falta, há uma cegueira espiritual que assola quem não ajuda o que sofre a sua volta.
Esta é uma questão na salvação, que o salvo produz obras dignas de arrependimento e o não salvo dorme para com o próximo. Mas, nem todos os que estão acordados para ajudar o fazem por causa da graça recebida, mas por diversos motivos. A questão nesta passagem é não perceber que faz ou que não faz, pois ou é um hábito adquirido ou total ignorância a respeito de prestar assistência.
Portanto, este texto não está falando dos que prestam assistência para receber algo em troca ou para provarem sua superioridade espiritual, mas daqueles que não pensam para ajudar ou nos que nem pensam em ajudar. O texto em si nos mostra que pessoas importam tanto para Deus que as nossas omissões para com elas são julgadas como para com o próprio Senhor.
Assim, que possamos pedir tal amor a quem pode nos dar, para que o amemos e ao nosso próximo sem nem ao menos duvidar ou pensar se devemos fazê-lo. Que nos tornemos servos que ajudam porque é a nossa natureza, adquirida em Deus, e não uma forma de provar valor. Importa ajudar e não ganhar com a ajuda. Ainda assim sabemos que nossa ajuda não será ignorada por Deus, conforme esta passagem e muitas outras nos mostram.