#4_157 O nascido de Deus não vive em pecado!

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado, porque quem é nascido de Deus guarda a si mesmo, e o Maligno não pode tocar nele.
1João 5:18 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/1jn.5.18.NAA

Ser tocado pelo Maligno seria, em primeira instância, ser conduzido por ele. Mas, isto não é mais possível para quem é conduzido por Cristo, os nascidos de Deus. Jesus nos defende do inimigo, é quem nos guarda, que tem todo poder e nada pode nos tirar de suas mãos. Em segunda instância, é ser influenciado pelo mal, o que já não faz sentido para quem vive pelos parâmetros do amor ao próximo e de negar-se a si mesmo.

A vaidade, o egoísmo, luxúria e todo tipo de paixões para vivermos por nossos próprios interesses já não são mais a motivação do que nasceu de novo em Deus. Esta mudança de mente desalinha o crente com o mundo. Não faz mais sentido desejar o que os outros tem desta terra quando já recebemos um tesouro maior nos céus! A mudança de valores altera o raciocínio de forma que o Maligno já não consegue criar armadilhas potentes contra os filhos de Deus.

No entanto, não nos enganamos em achar que suas artimanhas não atrapalham as vidas das pessoas, trazendo lutas e dissensões no mundo e criando barreiras ao recebimento do evangelho. Mas, Cristo já venceu o Maligno e os planos de Deus continuam sendo executados como esperado. No final não há luta do bem contra o mal, pois este já foi vencido na cruz e nunca teve o mesmo poder de Deus!

Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 8:38‭-‬39 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/rom.8.38-39.NAA

Quem é nascido de novo recebeu o Espírito Santo de Deus e agora tem poder para combater o pecado e o faz todos os dias. Este poder é dado por Deus e isto dá a cada crente a capacidade de entender e enxergar as armadilhas do mal. Assim, no caminhar com Deus estaremos atentos e preparados para não cairmos mais em pecado!