Tenham cuidado para que ninguém venha a enredá-los com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.
Colossenses 2:8 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/col.2.8.NAA
Por que há tantas denominações ditas cristãs, com diferenças até significantes entre si? Há duas Bíblias, sabemos disto, gerando diferenças entre católicos e protestantes, mas até no meio evangélico que possui a mesma Bíblia de 66 livros há posturas contraditórias entre as denominações.
O que gera tais diferenças? A interpretação das Escrituras segundo valores e entendimentos doutrinários. Uns colocam barreiras para que as pessoas possam, com muito esforço, abandonar seus pecados. Outros separam dias e definem costumes do antigo testamento. Outros ainda colocam obras para que o crente possa permanecer salvo e outros simplesmente apontam para Jesus!
Falta conhecermos Cristo ressurreto. Isto aconteceu na sua primeira vinda. Havia vários partidos religiosos e nenhum deles reconheceu o Messias. Será que hoje seria diferente? O que é ser cristão? Se não sei quem é Jesus, como reproduzir seu comportamento? Paulo nos alerta para não confiarmos em homens. É necessário termos um relacionamento com Jesus através do Espírito Santo.
Se não caminharmos com Cristo jamais o conheceremos. Isto significa reconhecer nossos pecados, negando a nós mesmos, tomarmos nossa cruz e seguí-lo. Se estamos confortáveis com a nossa vida espiritual, então não estamos caminhando com Jesus. Nenhum de seus discípulos estava confortável ou viveu assim. Cada dia um novo desafio, um arrependimento.
Igrejas vêm e vão segundo filosofias humanas. São ajuntamentos temporários segundo a conveniência de seus membros. A igreja de Cristo permanece porque ele é o pastor. Onde Jesus não é o pastor principal e homens se colocam como pais dos membros, líderes irrefutáveis, que não falham e tomam decisões por todos, tal lugar não caminha com Jesus. A igreja de Cristo amadurece espiritualmente e obedece ao mestre. Quando deixamos de obedecê-lo para ter poder sobre pessoas já não é mais cristianismo.
Cristo liberta e não cativa. Ele construiu a igreja para trazer arrependimento e transformação ao mundo. Onde membros têm problemas entre si, não há crescimento espiritual e nem mudança de vida é porque obedecer aos homens se tornou mais importante. Denominações não salvam. Igrejas não salvam, só Jesus salva pela graça do evangelho.
As igrejas de Cristo caminham com ele, pregam o único evangelho e não destróem a fé de seus membros. Cuidado com as filosofias humanas. Cuidemos de conhecer a Cristo! Cuidemos de fazer Cristo conhecido. A samaritana do poço (João 4) mal conheceu Jesus e logo apontou para ele. Uma cidade inteira foi atrás de Jesus e hoje há quem diga que só pode evangelizar quem tem curso de teologia e não possua pecados. Quem sabe estes conseguem fazer melhor que a samaritana…