Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.
Mateus 5:22 ARA
https://bible.com/pt/bible/1608/mat.5.22.ARA
Séria é esta palavra, a ponto de transtornar as nossas vidas. Quem já não se irou contra alguém? E conseguiu se conter a ponto de não xingar, humilhar e até chegar à violência? Isto exige reparação pelos parâmetros de Deus. Há um porém entre colchetes, que não está presente em todos os manuscritos, uma possibilidade de se irar a partir de um justo motivo.
Na dúvida, é melhor fazer uso do domínio próprio e não pecar gerando violência emocional e ou física. A verdadeira sabedoria é saber desviar-se dos problemas, não gerar situações que levem a pontos sem retorno, onde não haverá outra situação entre as pessoas que não a mútua agressão. Há momentos onde a perda deve ser considerada antes de se ter a razão. Em outros momentos, só faz sentido se o motivo realmente for justo, pois que ignorar o fato trará maior dano que o impedir o insulto.
Lembrando-nos que o injusto não liga para o dano, tal fato está sendo revelado por Cristo a respeito de irmãos na fé. Jesus estabelece que não devemos viver como familiares que brigam entre si, pois Deus não aceita oferta de quem não consegue conviver em harmonia. É um espírito que não perdoa ou não aceita seus próprios desvios. Assim, o Senhor espera que busquemos resolver nossas questões sem ofensas, mas pelo caminho do respeito mútuo.
Exortar é trazer a razão ao que está saindo do caminho. Não é para ofender ou humilhar. Estamos aprendendo uns com os outros e haverá momentos onde a ira pode acontecer. É momento de se afastar e buscar entendimento. Uma comunidade madura não permitirá que isto permaneça assim. Importa que vivamos bem em comunidade e isto é um processo de educação, primeiramente enxergando nossos erros e, então, aprendendo a perdoar uns aos outros.