#4_200 Jesus é o Mediador da Nova Aliança!

Mas agora Jesus obteve um ministério tanto mais excelente, quanto é também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas. Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda aliança.
Hebreus 8:6‭-‬7 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/heb.8.6-7.NAA

Se a Antiga Aliança resolvesse o problema do pecado não precisaríamos da vinda de Cristo, seu sacrifício e sacerdócio. A Nova Aliança em seu sangue, sim, esta é suficiente! Era necessário, portanto, que no tempo certo ele viesse estabelecê-la.

Centenas de anos se passaram entre o estabelecimento da Antiga Aliança e a Nova. Tanto tempo que nenhum dos religiosos esperava que algo diferente ocorresse. Era tão inesperado que o Messias aparecesse sem causar impacto militar que ignoraram a verdadeira vontade de Deus. Sempre o Senhor deixou claro que seu governo traria paz e segurança aos que lhe obedecessem e não seria por força ou violência, mas pelo Espírito.

Ainda hoje sabemos da luta que temos contra a corrupção humana e como desejamos muitas vezes pegar em armas para destruir inimigos, mas o cristão ora e trava as batalhas principais no mundo celestial antes de protestar contra a injustiça. A Nova Aliança busca vencer pelo amor e não pela dor. Mas, não podemos ignorar que a maldade será destruída por Deus e podemos ser usados para isto.

No Apocalipse aprendemos que o Cordeiro vence com um exército e os seus fiéis estarão com ele. Sendo assim, existe o caso de batalhas a serem travadas pelos servos de Deus. No entanto, nossa natureza primária é estabelecer a paz, de preferência sem guerras. O amor busca superar todas as dificuldades e promover o perdão. Que o pecado caia diante de toda a graça de Deus em nossas vidas.

Esta Nova Aliança tem Cristo como Mediador, traz o Espírito sobre nós para que sejamos restaurados. Já não somos mais irreparáveis, iníquos, mas justificados. Esta mediação é maravilhosa e nos transforma de maneira espetacular. Verdadeiramente é uma superior aliança, capaz de transformar qualquer pecador, trazer vida a quem estava morto, trazer luz a quem estava na escuridão. Só Cristo poderia ter feito isto!