#4_214 A Palavra é espelho!!!

Quem há que possa discernir as suas próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. Também da soberba guarda o teu servo; que ela não me domine. Então serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.
Salmos 19:12‭-‬13 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/psa.19.12-13.NAA

Fácil é ver a falha dos outros, mas as nossas dificilmente enxergamos. Convivemos conosco a tanto tempo que nos acostumamos ser como somos. Os que são ou agem diferentemente do que pensamos ou fazemos são aqueles que julgamos. E eles fazem o mesmo. Melhor seria se julgássemos a nós mesmos, mas para isso precisamos de um padrão comparativo.

Quem de nós seria o padrão? Nenhum de nós é bom, então não servimos para sê-lo. Por isso precisamos tanto da Palavra de Deus, nosso guia, nosso espelho, o padrão de Cristo a nos mostrar o que somos uns para os outros. A soberba nos impede de nos enxergarmos como somos e iremos nos usar como padrão comparativo e de julgamento.

Enquanto não enxergo através das escrituras como eu sou de verdade preciso do Espírito Santo a me mostrar. Depois, a me guiar para me tornar como Jesus. Neste processo, preciso do perdão divino e daqueles a quem julguei, maltratei e pequei contra. Cristo nos ajuda neste processo, a nos absolver e transformar, nos ajudando a restaurar relacionamentos.

Assim ficaremos livres de transgressões e nos assemelharemos a Cristo. Bom é termos este amigo fiel que nos mostra quem somos com amor e nos guia por todo o processo. Continuar no caminho da vaidade nos manterá como pessoas “tortas” pelo pecado, cegas e incapazes de reagir aos lampejos de realidade que recebermos por julgamento alheio.