Depois, entrando no templo, Jesus começou a expulsar os que ali vendiam, dizendo-lhes: — Está escrito: “A minha casa será ‘Casa de Oração’.” Mas vocês fizeram dela um covil de salteadores. Lucas 19:45-46 NAA
https://bible.com/bible/1840/luk.19.45.NAA
Se não colocarmos o Reino de Deus como prioridade em nossas vidas poderemos usar a sua obra de maneira indevida. É possível fazer comércio dentro da obra e desviar os recursos para projetos pessoais. Não é difícil, visto que precisamos nos manter para viver. No entanto, há diferença entre viver da obra como servo de Cristo ou saltear a obra como servo de si mesmo.
Era fácil ver a diferença no tempo de Jesus. Utilizavam-se da necessidade do cumprimento de certas ordenanças e sacrifícios, forçando as pessoas a usarem animais e serviços de grupos específicos que nem sempre eram idôneos. Como isto está sendo traduzido para os nossos dias?
Bem, não há como negar a capacidade inventiva do ser humano para criar coisas que não glorificam a Deus. Paulo ensinava já no seu tempo sobre a questão dos judaizantes que estavam querendo forçar cristãos a seguirem o judaísmo para confirmarem a sua salvação. Hoje temos pessoas que querem que outras paguem cursos para receberem dons ou façam cruzadas espirituais pagas para serem prósperos no Reino.
O método é semelhante. Você precisa participar com eles senão a “coisa” não funciona ou não será legítima. Cristo nos libertou do pecado e o seu poder é dado de graça para todos. Podemos pagar salário para servos em dedicação exclusiva, comprar livros de mestres dedicados ao ensino bíblico mas, cuidado ao se submeter a comprar ou pagar por coisas para ter mais que outros servos ou porque prometeram que só eles possuem a capacidade de lhe fornecer a benção de Deus.
Ainda há os que acreditam em comprar sua entrada para o céu. Há os que acreditam em pagar financeiramente votos para obterem sucesso em seus pedidos. Quem é servo receberá de Deus tudo o que é necessário. A soberba, vaidade e desejo de poder levam as pessoas a se desviarem e a desviar outros até através da obra de Deus.
Hoje temos lugares que se tornaram seitas, onde pessoas estão sendo guiadas por mercenários do evangelho que cuidam da igreja como negócio de família. Deus trará o seu castigo pois são cães. Quem conhece o evangelho não pode concordar com práticas que destróem a fé das ovelhas de Cristo. Triste cair nas mãos do Deus Todo-Poderoso que não deixará impunes os que desviam os seus pequeninos.
Cristo veio para dar liberdade aos cativos, proclamar o ano aceitável ao Senhor, então como podemos nos submeter novamente ao cativeiro de homens? Recursos são dados para a pregação do evangelho e melhoria de vida das pessoas necessitadas. Se o recurso não está suportando a edificação do evangelho ou garantindo vida às pessoas em risco, então a obra de Deus está sendo salteada. Que tenhamos sabedoria no cuidado dos recursos do Senhor, pois é Deus zeloso!