Precisamos de alianças como a de Cristo!

Ele pôs nomes nas aves e em todos os animais domésticos e selvagens. Mas para Adão não se achava uma ajudadora que fosse como a sua outra metade. Então o Senhor Deus fez com que o homem caísse num sono profundo. Enquanto ele dormia, Deus tirou uma das suas costelas e fechou a carne naquele lugar. Dessa costela o Senhor formou uma mulher e a levou ao homem. Então o homem disse: “Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de ‘mulher’ porque Deus a tirou do homem.” É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
‭‭Gênesis‬ ‭2:20-24‬ ‭NTLH‬‬
https://www.bible.com/211/gen.2.20-24.ntlh

Esta passagem é muito utilizada em casamentos para que não só o casal mas também a família em que estavam entendam a nova situação.

Ao se casarem, os noivos passam a constituir uma nova família e já não pertencem mais aos seus pais, mas um do outro. O cordão umbilical é cortado e é necessária a independência para que se firmem um no outro.

Muitos homens passam pela luta entre decidir pelo que a esposa fala e o que a mãe dele fala, até mesmo preocupado com o honrar pai e mãe. Mas, se desejamos como maridos honrar nossos pais, a melhor maneira é sendo o melhor marido possível e vivendo como homem de Deus, exemplo para os filhos.

Se como esposas desejamos honrar nossos pais, a melhor maneira é sendo uma boa esposa e mãe, edificando o lar. Precisamos entender que estamos comprometidos com o projeto de vida da nova família constituída e somos os que se beneficiarão ou sofrerão com as consequências de cada decisão a ser tomada.

Muitos casais sofrem por interferências de parentes, mas não deve ser assim. O casal agora é a família e, se tivermos de decidir entre os pais e o cônjuge, isto já foi feito no altar onde as alianças foram entregues. Iremos decidir pelo cônjuge sim e isto não está errado. Deixamos pai e mãe e somos uma só carne apenas com o cônjuge!

O momento de vacilar é antes do altar. Depois é se esforçar para resolver todas as questões com amor e sabedoria. É por isto que nos casamentos se declara também que sem Jesus Cristo a caminhada é muito mais difícil, pois sem a presença de Deus para ajudar nas dificuldades será como correr no escuro. Com Cristo teremos o Espírito Santo a trazer a compreensão em nossas vidas e o poder de Deus para atravessar as tempestades.

O sucesso do casamento não está em ser feliz, mas quando os dois decidem fazer o outro feliz. É trabalhar para o bem do outro, nos tornando pessoas melhores. Este mistério é vivido mais profundamente quando conhecemos a Cristo.

Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,

Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.

Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.”
‭‭Efésios‬ ‭5:24-25, 28, 33‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/eph.5.24-25,28,33.ara

Se ouvirmos estas palavras entenderemos os papéis do lar. Submissão é desejo pessoal. Muitos entendem errado quando impõem jugo em suas esposas. Não é isto. A esposa escolhe seguir a liderança do esposo como Cristo se submeteu à do Pai.

O homem deve amar com atitude a esposa, como Cristo deu a própria vida pela igreja. Assim, ambos decidem viver um para com o outro segundo Cristo viveu para o Pai e para a igreja! Este mistério só aprendemos em Cristo!!!

Que possamos decidir amar pelo compromisso assumido. Se durante o caminho as coisas mudaram é hora de colocar diante de Deus e tomar a posição de consertar. Alianças são feitas para serem eternas. Quando os cônjuges desistem de viver conforme a aliança, então tudo se torna muito difícil.

Violência doméstica é pior que adultério e destrói a todos. Drogas e mentiras também são terríveis e todas estas coisas devem ser evitadas para que a família prospere. Se estamos precisando de ajuda nestas áreas, então busquemos ajuda profissional.

Cuidado com quem entra e tem liberdade em nossas casas. O diabo usa os de perto para nos ferir e a nossos filhos. Pais são responsáveis pelos filhos e não o contrário!

Que o Senhor nos ajude em nossos casamentos! Amigos podem ser bons conselheiros, mas o Senhor é infalível! Ouçamos o evangelho antes de tomar qualquer decisão. Jesus sempre está certo!