Não entremos no caminho de Balaão!

Então, o Senhor fez falar a jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste já três vezes? Respondeu Balaão à jumenta: Porque zombaste de mim; tivera eu uma espada na mão e, agora, te mataria. Replicou a jumenta a Balaão: Porventura, não sou a tua jumenta, em que toda a tua vida cavalgaste até hoje? Acaso, tem sido o meu costume fazer assim contigo? Ele respondeu: Não. Então, o Senhor abriu os olhos a Balaão, ele viu o Anjo do Senhor, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça e prostrou-se com o rosto em terra. Então, o Anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a jumenta? Eis que eu saí como teu adversário, porque o teu caminho é perverso diante de mim; a jumenta me viu e já três vezes se desviou de diante de mim; na verdade, eu, agora, te haveria matado e a ela deixaria com vida. Então, Balaão disse ao Anjo do Senhor: Pequei, porque não soube que estavas neste caminho para te opores a mim; agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei.
‭‭Números‬ ‭22:28-34‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/num.22.28-34.ara

Muitas vezes estamos decididos a brigar com alguém porque não está fazendo o que esperamos que faça. No entanto, pode ser que sejamos nós que estejamos indo pelo caminho errado.

Balaão era profeta de Deus e saiu para acompanhar um povo que queria mal ao povo de Deus. O Senhor fez falar uma jumenta para que Balaão entendesse o seu pecado.

As circunstâncias falarão a nós para que enxerguemos nossa arrogância. Se ainda assim não entendermos o Senhor nos mostrará no sobrenatural a quem lhe serve.

Se não ouvimos o concerto de Deus então já não estamos interessados em responder ao seu chamado e nem em continuar nos seus caminhos.

Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.
‭‭2Pedro‬ ‭2:20-21‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/2pe.2.20-21.ara

Pedro nos adverte de que o abandono consciente da fé em Jesus Cristo tem consequências terríveis, pois seria como cuspir em Cristo e prega-lo na cruz novamente, sem discernir a salvação e redenção oferecida.

É não encontrar mais em Jesus a libertação do pecado e voltar aos erros do passado. É estar sem correção e abrir mão do único e capaz advogado de defesa no tribunal de Deus!

Paremos hoje para analisar nossos caminhos e buscar entender se estamos nos nossos próprios caminhos, no caminho de Balaão como servos rebeldes ou nos caminhos de Cristo. Quanto mais andarmos com Cristo será melhor para nós, pois longe dele não haverá nada de bom para que possamos apreciar.

Tenhamos este momento de reflexão. Melhor pararmos o erro antes que seja tarde demais! As misericórdias de Deus se renovam a cada dia, mas há limites em todas as coisas. Que possamos sempre usufruir da glória de Deus!