“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.”
João 15:7-8 ARA
https://www.bible.com/1608/jhn.15.7-8.ara
Verão, no Centro-Sul do Brasil ao menos, é tempo de Manga. Nas minhas caminhadas pela manhã fico observando as diversas árvores frutíferas e me deparei com um pequeno pé de Manga, uma Mangueira. Seu tamanho era menor que o meu, mas já pude encontrar um único fruto nela!
Duas coisas me vieram à mente:
1 – Não há um tempo mínimo para que um fruto seja desenvolvido em nós. Não somos demasiadamente pequenos que não possamos desenvolver fruto algum!
2 – Derivado do primeiro, podemos estar sendo vaidosos demais! Qual tamanho eu acho que tenho? Achar-se pequeno demais é também vaidade, pois estou me comparando à alguém que julgo maior!
A verdade é que Jesus nos ensina que o Reino de Deus é como a semente da mostarda, que mesmo sendo pequena se torna em uma árvore. Podemos frutificar a qualquer tempo! Se esperarmos sermos “grandes” o suficiente para produzirmos algum fruto, frutificaremos de verdade?
Se desde “pequeno” procura dar ao menos um fruto, quando eu crescer frutificarei ainda mais!
“Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.”
Lucas 16:10 ARA
https://www.bible.com/1608/luk.16.10.ara
“Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”
Mateus 25:21 ARA
https://www.bible.com/1608/mat.25.21.ara
Não importa de que tamanho somos hoje, mas o tamanho do Deus a quem servimos. Nele conseguiremos produzir o fruto que temos capacidade hoje, e este limite é dado pela nossa fé nEle! Se as palavras de Jesus permanecerem em nós, seremos a cada dia mais experientes no poder de Deus e cresceremos em estatura espiritual.
Não glorificaremos a Deus com qualquer quantidade de fruto, mas com muito fruto! E se eu não começar pelos pequenos começos nunca chegarei a frutificar como Deus espera de mim. Afinal, se é através dEle, o que me impede de iniciar? Será vaidade de querer partir do muito? Ou falta de visão do reino?
O discipulado de Jesus começa pela nossa fé. Olhemos para Deus que é a nossa videira e nos enxerguemos como seus ramos. Na presença de Deus há vida, seiva e, portanto, oportunidade de produzir todo tipo de fruto, para a glória dEle!