“Mas o que agredia o próximo o repeliu, dizendo: Quem te constituiu autoridade e juiz sobre nós? Acaso, queres matar-me, como fizeste ontem ao egípcio? A estas palavras Moisés fugiu e tornou-se peregrino na terra de Midiã, onde lhe nasceram dois filhos.”
Atos 7:27-29 ARA
https://www.bible.com/1608/act.7.27-29.ara
Tudo tem um tempo certo em nossas vidas. Moisés tinha a percepção de um chamado diferenciado e queria defender o seu povo. Cometeu homicídio no zelo e isto serviu de empecilho para o momento em que vivia. Não foi aceito pelos seus e ainda buscou fugir temendo a própria vida. Foi para um lugar distante onde nem os egípcios e nem ninguém mais lhe encontraria e permaneceu lá pelos mesmos 40 anos que havia vivido até então!
Depois de todo este tempo já não se lembrava mais de ter alguma responsabilidade pelo seu povo e tentou argumentar com Deus para não voltar mais ali, porém sem sucesso. Moisés não só libertou seu povo a partir dos sinais que Deus fez através dele, mas também os guiou por outros 40 anos. Um homem com um chamado, um libertador e apascentador!
Há um tempo certo para todas as coisas que buscarmos fazer. A nossa ansiedade ou a nossa leniência em realizar o que deve ser feito hoje é que muitas vezes atrapalham a realização deste propósito em nossas vidas. Como em um mercado precisamos ter o produto e a demanda pelo produto para obtermos algum lucro, o produzir além do necessário por ansiedade nos trará perdas e o deixar para depois para produzi-lo também! O tempo certo é importante para nossas vidas!
O que precisamos fazer hoje e não estamos fazendo? O que estamos fazendo agora que não deveríamos estar fazendo porque não chegou a hora? Deus nos dá do Seu Espírito Santo para buscarmos nele a direção para todas as coisas em nossas vidas. Não importam as condições, precisamos ter o discernimento que só a sabedoria de Deus nos traz. Moisés precisou aprender muitas coisas para poder liderar um povo saído da escravidão e que não sabia pensar como povo e nem estrategicamente. Algumas mudanças demoram, principalmente quando não são amparadas na fé em Deus!
Temos um Senhor que nos lidera e que está disposto a nos capacitar. Precisamos nos dispor a ouvir e aprender. Não adianta estarmos ansiosos e nem ignorarmos os momentos. Precisamos ser diligentes e sensatos. O tempo certo é o de Deus e não o nosso! Só Ele sabe a hora da vitória. Olhemos então para o Senhor e sigamos na direção por ele proposta!
Ano 2#19