“Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem.”
João 19:11 ARA
https://www.bible.com/1608/jhn.19.11.ara
Jesus declarou que tanto Pilatos como os religiosos que o prenderam tinham sua autoridade estabelecidas pela permissão de Deus sobre a vida delas. No entanto, não lhes dá o direito de usar isto contra o próximo, mas deveria ser para a edificação e paz!
“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela,”
Romanos 13:1-3 ARA
https://www.bible.com/1608/rom.13.1-3.ara
Nos dias em que vivemos estamos vendo uma crise por justamente não sabermos que autoridade seguirmos. Em um país federado há um governo central e seus estados-membro. Cada estado suas cidades com seus prefeitos. Há uma ordem que deveria emanar do poder central e ser seguido até a ponta. Quando há desavenças, então existe o poder judiciário para restabelecer as condições. Quando o governo do estado define as regras cada prefeitura deveria seguir as orientações. Mais uma vez cabe ao poder judiciário restabelecer as condições quando prefeitos discordam da autoridade do governador.
E quando a população não concorda com o prefeito, pede à justiça para não atender às reivindicações e fazem atos de protesto para serem ouvidas. Ocorre que hoje estamos vivendo o total descrédito de todas as autoridades. Ninguém está concordando com nenhuma orientação e o caos está se instalando, exigindo que ações mais duras sejam tomadas pelas autoridades que estão investidas de poder. Elas são as responsáveis enquanto empoderadas e exercerão suas autoridades até o fim. Em qualquer regime de governo existirá a autoridade que exercerá sobre as pessoas as leis definidas e enquanto homens somos imperfeitos!
Tudo o que vemos acontecer na Terra é reflexo do que está ocorrendo na vida espiritual das pessoas. Antes de se levantarem contra as autoridades estão se levantando contra Deus! Se tivéssemos ouvido e atendido ao chamado de Deus para o amor ao próximo nada disto estaria acontecendo. Se olharmos as circunstâncias sendo vivenciadas pelas pessoas à nossa volta nos uniríamos para resolver o problema, mas nestes dias estamos mais preocupados em responsabilizar as autoridades pela situação atual e participarmos dos movimentos de rebeldia do que vivermos para ajudar a resolver a questão.
Nossa arrogância está nos levando à dias como nunca vistos, onde cada um acredita saber qual a melhor resposta e não desejamos nos submeter a nenhuma das soluções identificadas pelas autoridades. Na hora da dificuldade será cada um por si e estamos justificando nossa rebeldia agora porque não confiamos nas autoridades que nós mesmos colocamos onde estão.
“Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano, quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus. Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.”
1Pedro 2:11-17 ARA
https://www.bible.com/1608/1pe.2.11-17.ara
Jesus, Paulo, Pedro e tantos outros apóstolos falaram da mesma forma, para que orássemos pelas autoridades do mundo e procedêssemos impecavelmente em nosso tempo para que os gentios vissem em nós uma segurança de estarmos cumprindo a vontade de Deus e sermos discípulos de Jesus que não se defendeu quando foi condenado pelas autoridades. Nossa posição é orar e atender. A autoridade que nos fizer mal tem sobre si a sentença de Deus. Se formos contra elas, então esta sentença recairá também sobre nós!
Os primeiros Cristãos serviram de tochas vivas nos caminhos dos romanos e serviram de comida aos leões para divertirem um povo arrogante. Hoje não conseguimos sequer orar por nossas autoridades em jejum. Pergunto o que ocorreu conosco? Será que é por isto que somos milhões e não está ocorrendo nenhuma diferença de quando éramos apenas milhares de Cristãos? Eles impactaram um mundo ao ponto de hoje termos a Palavra escrita em praticamente todas as línguas, mas será que temos a mesma disposição em obedecer?
Ninguém tem a resposta para a pandemia, e nenhuma autoridade está conseguindo resolver o problema, mas se não obedecermos não haverá nem como culpa-las, pois ninguém seguiu a orientação, portanto ela não pode ser culpada e nem deposta! Qualquer juiz dará ganho de causa e permaneceremos neste caos de autoridade e desobediência por todos os lados. Não é à toa que muitas vidas estão perecendo, pois se a própria Igreja do Senhor não lhe obedece, como o mundo obedecerá?
Sejamos sábios e oremos, pois a situação piorou em todas as nações. Podemos e devemos questionar as ações sendo tomadas, mas uma vez definidas não podemos simplesmente ignora-las. É tempo de clamarmos a Deus e nos submetermos a Ele, e isto começa nos submetendo às autoridades. Sobre elas está a responsabilidade por nossas vidas. Muitos se foram e elas carregam em suas mãos estas mortes se fizeram errado, mas se o caos estiver porque estamos desobedecendo, então a morte de nossos entes queridos também está na nossa conta! Dura é esta palavra, mas sejamos coerentes com o nosso Deus e a fé em Jesus Cristo!
“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.”
1Timóteo 2:1-6 ARA
https://www.bible.com/1608/1ti.2.1-6.ara
Ano 2#20