Podemos escolher entre reclamar e resolver!

Pela bênção que os retos suscitam, a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derribada.
Provérbios 11:11 ARA
https://bible.com/bible/1608/pro.11.11.ARA

Quando um empreendimento é bem sucedido? Certamente não é aonde quem deve realizá-lo só reclama e maldiz. Vivemos tempos onde encontramos muitos indivíduos reclamando da sociedade em que vivem, mas esquencem-se que são parte dela e que a solução não é reclamar, mas fazer acontecer aquilo que gostariam de ver acontecer!

Jesus nos apresenta um caminho:

Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam. Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa-o levar também a túnica; dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu, não entres em demanda. Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.
Lucas 6:27‭-‬31 ARA
https://bible.com/bible/1608/luk.6.27-31.ARA

No verso 31 de Lucas 6 Jesus nos apresenta uma forma de semeadura que quebra todo o ciclo de maldição, invertendo a ordem e nos colocando como protagonistas da mudança, ao invés de sermos reativos e maldizentes: “Como quereis que os homens voz façam, assim fazei-o vos também a eles.” No jargão mais comum e conhecido, é dando que se recebe.

Se desejamos respeito, respeitemos. Se desejamos justiça, sejamos justos. Queremos amor, amemos! O que estamos fazendo para mudar o mundo à nossa volta? Só murmurando contra ele ou semeando a mudança? Jesus transformou o mundo pelo seu exemplo de vida, morte e ressurreição. Não ficou reclamando de um mundo que queria destrui-lo e que ignorava a sua palavra. Deu sua vida por nós após ter vindo até nós para que hoje pudéssemos enxergar o caminho.

Precisamos decidir se vamos continuar reclamando ou fazer acontecer o que desejamos. Oremos a Deus e peçamos sabedoria, pois há muitas formas de fazermos o que esperamos acontecer, mas não é de qualquer jeito que será um benefício para todos. Mas, sempre encontraremos os que preferem ver “o circo pegar fogo” do que ajudar a apagar o incêndio…

Cristo nos ensinou a amar o próximo e este é o amor que muda o mundo. Não disse que devíamos buscar o amor do próximo e sim decidir ama-lo. É unilateral, sem esperar em troca. É dar sem esperar resposta, é semear sem esperar o resultado, é desejar o melhor e trabalhar para que outros tenham o que gostaríamos de ter. Se apenas um fizer muitos serão abençoados, mas se todos fizermos, todos serão abençoados, pois todos deram e receberam. Esta é a justiça de Deus e seu amor através de nós. Isto é ser discípulo de Jesus.

Ano 2#313

Em tempo, a figura é de um desenho de Hanna Barbera e a hiena (Hardy) passava o episódio inteiro reclamando da vida ao invés de ajudar o seu amigo Leão (Lupy) que tinha de resolver tudo e ainda arrastar a hiena com ele…