Nossa língua precisa ser dominada!

Ora, a língua é um fogo; é um mundo de maldade. A língua está situada entre os membros do nosso corpo e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também ela mesma é posta em chamas pelo inferno. Pois toda espécie de animais, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano, mas a língua ninguém é capaz de domar; é mal incontido, cheio de veneno mortal. Com ela, bendizemos o Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos as pessoas, criadas à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, isso não deveria ser assim.
Tiago 3:6‭-‬10 NAA
https://bible.com/bible/1840/jas.3.6-10.NAA

Engana-se quem acha que o que falamos não tem importância. Mas no reino celestial tem, e muita! Nossas palavras geram benção e maldição, ajudam e atrapalham dependendo do que e como as empregamos. Muitos acreditam que o falar a verdade é suficiente, mas se usamos a verdade para machucar, não fizemos o bem.

Mentiras serão sempre um problema, pois gerarão falsas informações que representam a atividade de Satanás neste mundo. Ora, se ele é o pai da mentira, quem mente se torna seu filho. Fofoqueiros são terríveis ao espalharem assuntos que geram mal estar entre as pessoas, ainda mais porque destróem relacionamentos.

Domar a língua é, portanto, procurar evitar gerar situações ruins para as pessoas e buscar edificar a sociedade. Saber falar a coisa certa, na hora certa, com o propósito de abençoar é, então, um dom! Jesus nos mostrou este dom em todo o evangelho. Foi duro com quem precisava ouvir e manso com o necessitado.

Lembrando que todos somos pecadores em maior ou menor escala, apontar o erro dos outros é fácil, difícil é saber fazê-lo sem ofender ou nos colocar em posição superior. Por isso devemos nos analisar primeiro, pois reconheceremos em nós que também temos pecado e não seremos intransigentes e nem arrogantes no falar.

Importa sermos sinceros da maneira certa e esta sabedoria vem de Deus. Busquemos nEle esta graça e saibamos o momento de abrir e fechar nossos lábios. O silêncio também fala quando olhamos com amor!

Mas Pedro insistiu: — Homem, não sei do que você está falando. E logo, enquanto Pedro ainda falava, o galo cantou. Então, o Senhor voltou-se e fixou os olhos em Pedro. E Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe tinha dito: “Hoje, antes que o galo cante, você me negará três vezes.” E Pedro, saindo dali, chorou amargamente.
Lucas 22:60‭-‬62 NAA
https://bible.com/bible/1840/luk.22.60-62.NAA

Ano 2#333