#3_37 Jó 28:25-28

Quando regulou o peso do vento e fixou a medida das águas; quando determinou leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões, então, viu ele a sabedoria e a manifestou; estabeleceu-a e também a esquadrinhou. E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento.

Jó 28:25-28

O relativismo ajuda-nos a caminhar a curto prazo, a partir de algo que vimos e queremos nos afastar ou aproximar. No entanto, não conseguimos ter o entendimento completo das coisas e este relativismo não nos ajuda a longo prazo, quando falamos de moral e ética para as nossas vidas. Basta mudar de país ou grupo de pessoas e conhecer novos valores e começamos a duvidar do que é fazer o bem ou mal em relação a onde estávamos.

Deus estabeleceu todas as coisas e constituiu uma lei universal. Nela temos o absoluto e temê-lo é, em primeira instância, fixar nossos valores no que Ele estabeleceu como bem e mal. Temer a Deus é obedecê-lo nos valores morais que foram definidos em sua lei, é nos deixar guiar por seu Espírito Santo, é não relativizar como o mundo faz.

Onde está a definição de mal para que eu me afaste? É o aborto um mal? Ter relações sexuais com o mesmo sexo um mal? Definir minha própria sexualidade é um mal? Tirar algo de alguém para resolver um problema maior é um mal? Matar alguém em legítima defesa é um mal? Matar alguém que matou outro é um mal? Cada cabeça dará uma resposta. Cada cultura terá suas percepções sobre esta e outras questões. Há sociedades onde podemos ter mais de um cônjuge, outras em que o casamento é proibido.

Tal relativização não é benéfica para a humanidade e a lei de Deus é nosso único ponto de apoio, nossa grade de navegação, para podermos atingir todo o potencial da nossa raça. Sem o temor do Senhor não há verdadeira sabedoria e nem conhecimento do bem e do mal. Já que assim decidimos no Éden, o podermos decidir nossos destinos, hoje só podemos fazer o caminho inverso e decidir obedecer à vontade de Deus. É deixar de relativizar e buscar o conhecimento absoluto da vontade d´Ele.

Em Cristo temos este caminho de volta, nosso ponto de origem e um navegador para nos balizar o caminho:

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. Salmos 119:105

Não há outro caminho a seguir. Todos os demais nos levarão à prática de coisas más diante de Deus. Uma mesma ação pode significar muitas coisas, mas pelo direcionamento divino será justiça. Se estivermos fora dos caminhos do Senhor estaremos fazendo pelo nosso braço, servindo apenas ao nosso egoísmo prático. Não sejamos assim, mas aqueles que caminharão sem dúvidas neste mundo que é relativo e sem interesse em estar ordenado. Os caminhos de Deus são superiores e nos levarão ao alto! E isto começa temendo-o, nos submetendo ao conhecimento verdadeiro que está nas Escrituras.