Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.
Lucas 17:14 ARA
https://bible.com/bible/1608/luk.17.14.ARA
Fé, intrepidez, obediência e gratidão. Os dez leprosos creram que poderiam ser curados por Jesus. Aproveitaram a oportunidade e todos foram juntos pedir a cura. A fé se uniu à vontade e não ficaram com o medo de ouvirem o não que já tinham.
Quando Jesus lhes mandou seguir caminho até os sacerdotes não duvidaram em obedecê-lo, ainda que não tivessem visto a cura até aquele momento. Apenas ao obedecerem, no caminho, é que a cura veio!
Todos receberam igualmente a benção, mas apenas um voltou para agradecer a obra que foi feita em sua vida. Não achou que era merecedor, pois não tinha feito por onde receber e não havia como pagar pela cura.
Cuidemos em como estamos recebendo a graça, a misericórdia e outras bençãos de Deus. A gratidão é o termômetro de um coração que reconhece o valor daquilo que recebe por amor, sacrifício ou cuidado de Deus e do nosso próximo para conosco.
Ainda que um pai e uma mãe tenham uma obrigação moral no cuidado com os filhos eles já fizeram a parte impossível para nós que é nos dar a vida. Só por isso já merecem nossa gratidão por toda a vida. Colegas, amigos, parentes e vizinhos, como os tratamos pelo que fazem para conosco?
Gratidão não é apenas o ato de verbalizar o reconhecimento, mas fazê-lo porque fomos tocados pelo favor recebido. Que tenhamos a prática de agradecermos por tudo o que temos recebido. Ainda, Cristo está nos orientando a fazermos coisas que são resposta de nossas orações. Confiemos nele e obedeçamos, pois certamente receberemos ao longo do caminho!