Há um mal que vi debaixo do sol e que pesa sobre a humanidade: aquele a quem Deus conferiu riquezas, bens e honra, e nada lhe falta de tudo o que a sua alma deseja, mas Deus não lhe concede que desfrute disso; ficará para um estranho. Também isto é vaidade e grande mal.
Eclesiastes 6:1-2 NAA
https://bible.com/bible/1840/ecc.6.1-2.NAA
Salomão identifica uma situação sem solução para nós e que a considera um mal. O ser rico e próspero e vir a morrer sem poder aproveitar o que adquirimos. Bem, a morte pode nos alcançar a qualquer momento, inclusive ao alcançarmos fama e poder.
Isto não deve ser uma preocupação em nossas vidas. Não devemos viver para alcançarmos poder e glória achando que temos direito de usufruir porque atingimos objetivos neste mundo. A Bíblia nos ensina que não temos como acrescentar nem um segundo às nossas vidas, pois que nossos dias estão nas mãos de Deus.
Não há problemas em termos riquezas, mas nelas terem poder sobre nós. Se isto acontecer será realmente um mal para o que morreu. No entanto, se a pessoa soube enxergar e viver para a eternidade, não importa quanto tempo teremos ou até onde alcançamos, pois será muito melhor estarmos com Deus!
Como estamos tratando nossas vitórias em Deus? Como bençãos alcançadas ou dívidas para conosco? Se tudo vêm de Deus para nós estaremos sempre gratos, ainda que deixemos de ter o que conquistarmos. Precisamos nos lembrar que nosso tempo de vida chega a algumas décadas e nada mais. Em um momento estaremos na presença de Deus e teremos de prestar contas de tudo o que fizemos e deixamos de fazer.
Graças a Cristo seremos justificados e o morrer nele trará júbilo e não tristeza, benefício e não o mal. Só pesa o ter e não usufruir para quem vive para isto. O servo de Cristo não deixará seu coração nestas coisas e não achará mal o deixar tudo isto para trás. Que o Senhor nos acrescente fé para não duvidarmos de sua palavra bendita!