Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos.
Mateus 18:14 ARA
https://bible.com/bible/1608/mat.18.14.ARA
Deus não nos criou para destruir-nos. Sua vontade é que todos se salvem. Mas, a natureza do homem nos faz pecar e nos desviar do bom caminho. Por esta causa Cristo veio para marcar claramente como devemos viver neste mundo.
Nossos atos impactam os que estão à nossa volta. Basta lembrar como 10 espias influenciaram todo o povo de Israel a não confiarem em Deus, culminando em 40 anos de deserto e morte de toda uma geração.
Não seria tão desastroso se a influência negativa parasse em nós mesmos, mas o mal exemplo é copiado e multiplicado. Pecar geralmente está associado a uma ação contra alguém. Mentimos a respeito de algo ou alguém para outra pessoa. Roubamos de alguém, adulteramos com e contra alguém, desejamos algo que outra pessoa possui. Ou seja, quando peçamos fazemos mal não apenas para nós.
Nosso egoísmo atrapalha outras vidas. Nossa vaidade se sobrepõe a outras pessoas. Assim, o que fizermos de mal poderá influenciar aqueles que Deus criou e deseja que o amor esteja em suas vidas. Quando este mal alcança os pequeninos de Deus a sua irá se acende. Não ficará sem pagamento aquele que assim fizer.
Cristo nos traz o verdadeiro caminho da paz. Nos regenera em seu ato de perdão e nos dá o poder de não pecarmos, o que elimina o problema de impactarmos negativamente os pequeninos de Deus. Pelo contrário, passamos a semear o bem!
Jesus é a solução para a humanidade descontrolada em suas paixões, que não se importa em trazer malefícios a si e ao próximo. Cristo nos ensina a nos amarmos, sendo isto o que nos dá o poder de vivermos bem em coletividade. Cuidar primeiro das demandas do grupo cria limites para as nossas liberdades e isto é bom para que não geremos atrito ou problemas para todos.
Saber nossos limites nos dá a total liberdade dentro dos limites. Não ter limites é, no final das contas, não ter liberdade alguma, pois podemos estar violando condições pessoais ou coletivas sem nos dar conta ou sem nos preocuparmos com ninguém.
O evangelho é a doutrina de vida do Cristão. Vivê-lo no Espírito Santo é construir o reino de Deus nos corações dos homens. É cuidar de edificar os pequeninos, é fazer a vontade de Deus!