#3_354 Os cativos de Cristo são livres do mundo.

Foste chamado, sendo escravo? Não te preocupes com isso; mas, se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade. Porque o que foi chamado no Senhor, sendo escravo, é liberto do Senhor; semelhantemente, o que foi chamado, sendo livre, é escravo de Cristo. Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens.
1Coríntios 7:21‭-‬23 ARA
https://bible.com/pt/bible/1608/1co.7.21-23.ARA

Escravos são pessoas submetidas ao poder de outra, como sua propriedade, sendo privados de sua liberdade. Servem por obrigação, mas os que são bem tratados acabam por gostar de seus senhores.

Paulo nos fala a respeito da relação entre o escravo de homens e o escravo de Cristo. Ao sermos alcançados pelo Senhor temos liberdade espiritual em relação aos homens e nos tornamos cativos de Cristo.

Por esta causa, já não faz mais sentido nos submetermos aos pecados na carne, por desejo, nos mantendo escravos dos homens que nos dominarão por riquezas deste mundo, ou paixões e devassidões. Não há liberdade na carne sem Cristo e dele somos escravos no Espírito, pois lhe somos submissos e o serviremos por toda a eternidade.

Estamos submetidos ao poder de alguém, sejamos escravos ou não. A diferença é a posse. Ser de alguém é servir-lhe porque fomos comprados. A beleza do evangelho é que os cativos de Cristo são amados e também servidos por ele! Não há Senhor como Cristo que nos dá a própria vida. Nos ensinou que somos tão preciosos ao ponto de nos comprar do mundo para cuidar de nós para si mesmo. E nos pede serviço pelos demais que, como nós, são servidos uns pelos outros.

Esta escravidão não é como a do mundo. Não somos servidos pelos donos do mundo que só nos sugam as forças, mas somos servidos por Cristo e por todos os escravos dele. Uns servindo aos outros a ponto de todos sermos escravos uns dos outros pela nossa própria vontade. Já não é cativeiro, mas liberdade espiritual, amadurecimento de quem entendeu que não há liberdade no egoísmo e que todos servem uns aos outros. Já não somos mais escravos de homens.

Que sejamos livres por Cristo e cativos do Senhor. Viveremos como irmãos, família, que entendem seus papéis e serão submetidos pelo amor ao cativeiro da liberdade celestial. Como isto é possível? Pelo amor incondicional de Deus. Faremos porque é necessário e nisto não há vergonha ou derrota. Pois, se Cristo nos deu a própria vida, daremos as nossas também. Isto é ser escravo uns dos outros e ser livre do mundo. Sabedoria de Deus, loucura para a humanidade.