Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.
João 20:29 ARA
https://bible.com/pt/bible/1608/jhn.20.29.ARA
Como é possível crer naquilo que não conhecemos? Somente quando somos convencidos de que é algo razoável ou esperado, factível! Por que Tomé não confiou nos demais discípulos que haviam visto Jesus ressurreto? A incredulidade de Tomé por duvidar que Jesus poderia ressuscitar depois de haver morrido.
Ou seja, pensou que Jesus era poderoso em sinais e milagres enquanto vivo, mas se morresse não seria possível vê-lo vivo novamente. A questão principal era a de entenderem a natureza divina de Jesus, pois o conheceram 100% homem, mas desconheciam que ele também é 100% Deus!
A morte de Jesus ocorreu no corpo, não na sua natureza divina. Jesus não perdeu sua divindade ao morrer, ainda que seu corpo tenha deixado de funcionar. Houve a morte física, mas não a divina. Por isso Cristo ressuscita em um novo corpo, superior ao anterior, glorificado, mas existente neste plano corpóreo.
Tomé viu o corpo humano perder a vida mas não entendeu que o Senhor vive eternamente e voltaria no terceiro dia como havia prometido. Não acreditou na natureza divina capaz de trazer a própria vida de volta e, portanto, considerou impossível a afirmação dos demais.
Hoje acreditamos que Cristo é Deus e, por isso, não duvidamos da ressurreição. Aqueles que duvidam pensam como Tomé pensou até então. Isto os impede de enxergar todo o resto e como Cristo é quem perdoa nossos pecados. Se Jesus não é Deus, então não pode me salvar.
Felizes os que não viram e creram, pois receberão a vida eterna. Não duvidarão que Cristo é Senhor e tudo será possível ao viverem seus propósitos. Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, nosso salvador. Não nos deixará órfãos mas nos tornará co-herdeiros com ele!